Lea Michele

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Lea Michele
Lea Michele
Nome completo Lea Michele Sarfati
Nascimento 29 de agosto de 1986 (37 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque
Nacionalidade norte-americana
Ocupação Atriz, cantora, compositora, escritora
Atividade 1995 - presente
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Série de Televisão - Comédia
2009 - Glee
Outros prêmios
Satellite Award de Melhor Atriz em Série de Comedia ou Musical
2009 - Glee
Página oficial

Lea Michele Sarfati (Nova Iorque, 29 de agosto de 1986) é uma atriz, cantora, compositora e escritora[carece de fontes?] norte-americana conhecida por sua interpretação como a estudante Rachel Berry na série de TV Glee (2009-15) e Hester Ulrich/Chanel #6 na série de TV Scream Queens. Lea recebeu aclamação da crítica por sua atuação como Rachel, recebendo duas nomeações ao Globo de Ouro de melhor atriz em série de comédia ou musical em 2010 e 2011 e uma nomeação ao Emmy do Primetime de melhor atriz numa série de comédia em 2010.[carece de fontes?] Ela também recebeu um Satellite Awards e o Screen Actors Guild Award.[carece de fontes?]

Lea começou a trabalhar profissionalmente como atriz infantil na Broadway em produções como Os Miseráveis, Ragtime e Fiddler on the Roof. Em 2006, ela atuou no papel principal de Wendla Bergmann no musical da Broadway Spring Awakening, pelo qual recebeu uma nomeação ao Drama Desk Award. Michele fez sua estréia no cinema em 2011, quando ela estrelou a comédia romântica New Year's Eve, dirigido por Garry Marshall . Em 2014, ela dublou Dorothy Gale no filme de animação Legends of Oz: Dorothy's Return.

Michele assinou contrato com a Columbia Records como um artista solo em 2012. Seu primeiro single, "Cannonball", foi lançado em 10 de dezembro de 2013. Seu álbum de estréia, Louder, foi lançado em 4 de março de 2014.[1] Em 2013, Michele lançou seu primeiro livro, intitulado Brunette Ambition. Ele foi lançado mundialmente em 20 de maio de 2014 e fez sua estréia na lista do New York Times Best Seller list no número 3.[carece de fontes?]

Biografia

Lea Michele nasceu na cidade americana de Nova Iorque e foi criada em Nova Iorque e em Tenafly, uma cidade do estado de Nova Jersey. Filha única de Edith Sarfati, uma enfermeira, e Jonas Marc Sarfati, dono de uma mercearia. Sua mãe é descendente de católicos italianos e o pai é descendente de judeus espanhóis. Estudou até completar o ensino médio e depois abriu mão da vaga na Tisch School of the Arts, da Universidade de Nova York, para apostar na carreira. Passou também uma parte de seu período escolar estudando em Toronto, no Canadá, durante o período em que esteve no musical "Ragtime", e recebia aulas em casa.[carece de fontes?]

Vida profissional

Lea passou sua infância e adolescência participando de musicais da Broadway, começando nos anos noventa, quando tinha 8 anos, como parte do elenco original do musical Les Misérables, no qual interpretou a personagem Cosette, quando ainda na infância. Lea ainda apareceu em inúmeros outros musicais como "Ragtime" e "Fiddler on the Roof" e conquistou o papel principal de Wendla Bergman, personagem que intepretou durante dois anos, no musical vencedor do Tony Awards de 2007, Spring Awakening, pelo qual ela foi nomeada ao prêmio Drama Desk Award de Melhor Atriz em um Musical. Ela também interpretu o papel da judia Anne Frank, numa produção teatral regional sobre "O Diário de Anne Frank".

Antes de entrar em Glee, Lea ainda teve o papel de "Eponine" no star-studded produção de "Les Miserables" no Hollywood Bowl. Além disso, realizou concertos a solo para platéias lotadas no Feinstein no Loews Regency, em Nova Iorque, e no Cabaret Upright, em Los Angeles.

Na televisão

Michele e Cory Monteith em San Diego Comic-Con International, julho 25 de março de 2009.

Após sair de Spring Awakening, Lea Michele deixou Nova York e foi tentar a sorte em Los Angeles. Mas não foi fácil para ela entrar no seleto grupo de Hollywood. Fez alguns testes para programas de TV, inclusive os musicais da Disney, mas foi rejeitada em todos, porque, segundo Lea, diziam que a aparência dela "era muito étnica" e ela "não era bonita o suficiente" para a TV.

Em 2008, porém,Sarfati recebeu a chance de tentar entrar em uma nova série musical, chamada Glee, que seria produzida pela emissora Fox, como a personagem principal Rachel Berry, por que Ryan Murphy (o diretor da serie) havia visto ela em Spring Awakening e a convidado para fazer o teste. Lea, então, conseguiu o papel de Rachel, uma jovem muito talentosa, porém com problemas de popularidade, devido a sua personalidade forte e determinada a ser, custe o que custar, uma grande estrela da Broadway, que se candidata a participar do clube do coral de sua escola, interpretando versões de músicas de artistas famosos, como Lady Gaga, Queen, Madonna, Britney Spears, Beyoncé, Barbra Streisand, Celine Dion e Liza Minelli, dentre tantos outros. Glee teve sua estreia em 2009 e ganhou fãs do mundo inteiro, sendo hoje a série de maior sucesso nos EUA. Seus seguidores são tão fiéis que receberam até um nome como identificação, são os "Gleeks".

Foi interpretando a candidata Rachel Berry, que Lea conheceu a fama mundial, além de receber diversas indicações para alguns dos principais eventos que premiam atores, atrizes e séries, como o Globo de Ouro, o Emmy Awards e o SAG Awards, e também de músicas como o Grammy Awards. Esses eventos fizeram Lea Michele se destacar não apenas por sua atuação, e por sua voz, mas também no mundo da moda. Os vestidos usados no tapete vermelho renderam a Lea a entrada na lista das famosas mais bem vestidas de 2010.

Ainda na televisão, antes de entrar em Glee, Lea fez participação em Third Watch e Guiding Light.

Em janeiro de 2015, foi escalada como uma das protagonistas da série Scream Queens. A comédia/terror, foi criada pelos mesmos criadores de Glee e American Horror Story. Michele terá como companheiros de elenco, grandes nome da TV e do Cinema, como: Jamie Lee Curtis, Emma Roberts, Keke Palmer, Nick Jonas, Ariana Grande, Abigail Breslin, Oliver Hudson, Billie Lourd, Skyler Samuels, Lucien Laviscount, Diego Boneta, Glen Powell, Nasim Pedrad, Julian Morris, Niecy Nash e Breezy Eslin. A série começou a ser gravada em março de 2015 e estréia na FOX Americana em 22 de setembro do mesmo ano. No Brasil, a estréia será no dia seguinte, 23 de setembro, pela FOX Brasil.

No cinema

Lea fez sua estreia no cinema na continuação do filme Idas e Vindas do Amor, chamado New Year's Eve (no Brasil, Noite de Ano Novo), que estreou nos cinemas no final de 2011. Lea também emprestou sua voz para a animação Legends of Oz: Dorothy's Return, na qual tem o papel da protagonista Dorothy Gale. O filme estreou em 2014.

Em 2015, depois de seis temporadas a série Glee se despediu do público.

Em março de 2015, Lea Michele foi escalada junto a Kate Upton, para protagonizar uma comédia dirigida por William Macy. "The Layover" conta a história de duas amigas que viajam para esquecer de seus problemas, mas acabam disputando o mesmo cara quando seu avião faz um desvio por causa de uma ameaça de furacão. As gravações começaram em abril no Canadá.

em 2010.

Na música

Lea atualmente lançou o seu primeiro CD solo, "Louder", tendo como faixas "Cannonball", "Louder", "Battlefield", "What is Love?", "On My Way", "Empty Handed", "Burn With You", "Thousand Needles", "Cue the Rain", "Don't Let Go" "If You Say So" e "You're Mine". "If You Say So" e "You're Mine" são as músicas que foram dedicadas ao Cory, seu namorado falecido em 13 de julho de 2013, vítima de uma combinação letal de álcool e heroína. A versão Deluxe do álbum ainda conta com duas faixas extras intituladas "The Bells" e "Gone Tonight". O álbum também teve uma versão lançada somente no Japão, onde foi acrescentada a música "To Find You".

Em março de 2015, Michele anunciou que já está trabalhando na gravação de seu segundo álbum.

Lea como Rachel Berry cantando durante a turnê "Glee Live! In Concert!".

Lea Michele se apresentou duas vezes durante o Tony Awards, uma vez com o elenco de "Spring Awakening", em 2007, e outra vez em 2010, quando cantou sozinha a música "Don't Rain On My Parade", de Barbra Streisand, após o sucesso que a mesma teve dentro da série Glee, cantada pela própria personagem de Lea, Rachel Berry. Na final do Superbowl de 2011, Lea foi uma das atrações do pré show, e cantou a música "America the Beautiful", no qual também participaram Christina Aguilera e, posteriormente, durante o intervalo, o grupo Black Eyed Peas.

O sucesso não parou por aí, ela também foi escolhida pela revista americana Times Magazine como uma das "100 pessoas mais influentes do mundo" no ano de 2010. Pelo famoso site E! Online, ela ficou em 7.º lugar dentre as celebridades do ano. Além disso, a Billboard, que é uma revista conhecida como a "bíblia da música", criou um prêmio especialmente para Lea, o "Triple Threat Award", o qual reconhece as múltiplas habilidades de um artista (ou seja a atuação, o canto e a dança), sendo ela, portanto, a primeira pessoa a receber esse prêmio, durante o evento Womem In Music.

Lea Michele com seu single de estréia ''Cannonball'' ficou em 1.° lugar no iTunes em 38 países em menos de 24 horas.

Também é conhecida por suas campanhas em favor dos animais. Ela é convictamente adepta do veganismo e, ao lado do PETA, um orgão de defesa dos animais, lançou, em 2011, uma campanha pelo fim do uso das carruagens puxadas por cavalos em Nova York, sua cidade natal. Segundo a campanha, o trânsito é um lugar perigoso para os cavalos, os quais ficam expostos à poluição, frio, calor, etc., sem obter muito tempo para descanso.

Por esse e outros trabalhos com o PETA, recebeu diversas homenagens, como no Variety’s Power of Women Luncheon. Foi escolhida, pela revista Glamour, uma das mulheres do ano de 2011. Foi uma das pessoas a prestar homenagens a Barbra Streisand, como parte das festividades do Grammy de 2011. Para completar, mais da metade das músicas do Top 100 de músicas mais vendidas do Glee, pelo iTunes, tem Michele como solista ou voz principal.

Também em 2012, conseguiu alguns contratos publicitários de destaque. Tornou-se a nova garota propaganda da famosa marca de comésticos L'Oréal Paris, assim como também a imagem da marca de roupas e acessórios Candie's.

Em 13 de julho de 2013, Vancouver, Canadá, Cory Monteith colega de elenco e namorado de Michele, foi encontrado morto no quarto de hotel em que estava hospedado. A atriz ficou devastada e permaneceu isolada por semanas. Porém, no dia 11 de agosto, fez sua primeira aparição pública no palco do Teen Choice Awards 2013, no qual recebeu o prêmio de Melhor atriz de série de comédia. Fez um discurso emocionado e dedicou seu prêmio para Cory: "Eu prometo que, com o amor de vocês, nós vamos passar por isso juntos", disse ela à plateia. "Ele era muito especial para mim e também para o mundo, e nós tivemos muita sorte de testemunhar o seu talento incrível, seu sorriso bonito e seu lindo, lindo coração. Então, se você o conhecia pessoalmente, ou apenas como o Finn Hudson (seu personagem), Cory se tornou uma parte de todos os nossos corações, e é aí que ele vai ficar para sempre".

Livros

Em 2014, lançou seu livro "Brunette Ambition" no dia 13 de maio. O livro ficou nos primeiros lugares no iTunes e estreou em terceiro lugar na lista de Best Sellers do New York Times. Nele, conta sobre o gerenciamento de sua vida e carreira e, dá inúmeras dicas de beleza e saúde.

No início de 2015, a atriz anunciou que está escrevendo seu segundo livro "YOU FIRST: Journal Your Way To Your Best Life" e que seu lançamento acontecerá em novembro do mesmo ano.

Discografia

Álbum de Estúdio

Single

Filmografia

Ano Título Título em português Personagem Notas
1996 Evita
1998 Buster & Chauncey's Silent Night Voz
2000 Third Watch Sammi Episódio: "Spring Forward, Fall Back"
2007 Macy's Thanksgiving Day Parade
2009-15 Glee Glee Rachel Berry Protagonista
2010 The Simpsons Os Simpsons Rachel Berry 1 episódio/voz
2011 New Year's Eve Noite de Ano Novo Elise Amstrong Elenco Principal
2011 Glee: The 3D Concert Movie Glee 3D Rachel Berry Protagonista
2012 The Glee Project The Glee Project Ela mesma Mentora 2ª temporada (episódio: "Individuality")
2014 Legends of Oz: Dorothy's Return Dorothy Gale Protagonista/voz
2015 Scream Queens Scream Queens Hester Ulrich/Chanel #6 Protagonista

Palco

Broadway

Leituras & Workshops

  • Burt Bacharach and Steven Sater collaboration (Novembro de 2009)
  • Nero como Octavia (Julho de 2008)
  • Samson and Delilah como Delilah
  • King como Anisette
  • Wuthering Heights como Lucy
  • Hot and Sweet como Naleen (Setembro de 2006)
  • Spring Awakening como Wendla – Roundabout Theatre Company (2000 e junho de 2001)
  • Wicked como Elphaba (Julho de 2014)

Concertos & Eventos

Outros projetos

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Resultado Nota(s)
2007 Drama Desk Awards Melhor atriz em um musical Indicado Spring Awakening
Broadway.com Audience Awards Melhor protagonista em um musical da Broadway Indicado
Mais ousada performance feminina Indicado
Melhor casal em cena (com Jonathan Groff) Indicado
2009 New York Television Festival Awards Melhor estrela convidada ou apresentador sem roteiro Venceu Around the Block
Teen Choice Awards Estrela revelação de TV Indicado Glee
Satellite Awards Melhor atriz – série musical ou comédia Venceu[2]
2010 Golden Globe Awards Melhor atriz – série musical ou comédia Indicado
Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Venceu
NewNowNext Awards À beira da fame: ator Venceu
Teen Choice Awards Atriz escolhida de TV: comédia Indicado
Canção escolhida: grupo (com o elenco de Glee) Indicado
Emmy Awards Melhor atriz em uma série de comédia Indicado
2011 Golden Globe Awards Melhor atriz – Série musical ou comédia Indicado
Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
UK Glamour Woman of the Year Award Atriz de TV do ano dos Estados Unidos Venceu
2012 People's Choice Awards Atriz de comédia favorita da TV Venceu
Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
UK Glamour Woman of the Year Award Atriz de TV do ano dos Estados Unidos Venceu
Teen Choice Awards Atriz de TV escolhida: comédia Venceu
Filme escolhido: atriz que roubou a cena Indicado
Do Something Awards Estrela de TV: atriz Venceu PETA
2013 People's Choice Awards Atriz de comédia favorita de TV Venceu Glee
Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
Teen Choice Awards Atriz de TV escolhida: comédia Venceu
2014 People's Choice Awards Atriz de comédia favorita de TV Indicado
Amizade favorita entre meninas (com Naya Rivera) Venceu
2014 Teen Choice Awards Atriz de TV escolhida: comédia Venceu Glee
2015 Teen Choice Awards Atriz de TV escolhida: comédia Venceu Glee

Referências

Ligações externas