Leaky Bucket

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O algoritmo de Leaky Bucket permite controlar a taxa de transmissão de pacotes pela rede, transparecendo que todo o tráfego é transmitido a uma taxa constante.

Este algoritmo resume-se a um "balde" que representa o buffer do receptor com capacidade para b bytes no qual os pacotes que chegam são armazenados e numa taxa de transmissão constante x(t) e são enviados para resprodução a uma taxa d. Seguem-se algumas opções do uso do leaky-bucket :

1. A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é igual a taxa de reprodução, ou seja, x(t) = d. Nesse caso a reprodução não sofrerá problemas, pois nem haverá falta dados para reprodução e nem haverá sobrecarga do buffer (overflow). 2. A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é superior a taxa de reprodução, ou seja x(t) > d. Com isto o buffer acabará por ser sobrecarregado (sofrerá overflow) e começará a descartar pacotes. Essa perda de pacotes prejudicará a reprodução do video/audio o qual reproduzirá com falta de dados. 3. A taxa de chegada dos pacotes para o buffer é inferior a taxa de reprodução, ou seja x(t) < d. Nesse caso, ocorrerá uma situação oposta ao caso anterior, ou seja a reprodução parará de mostrar novos dados de video/audio pois o buffer estará vazio, numa situação conhecida como inanição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Kurose James, Redes de Computadores e Internet
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.