Leandro Müller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leandro Müller
Leandro muller em salamanca.jpg
Leandro Müller, 2008
Informação geral
Nascimento 14 de novembro de 1978 (35 anos)
Origem Juiz de Fora
País  Brasil
Gênero(s) romance, contos, literatura infanto-juvenil
Página oficial http://leandromuller.blogspot.com

Leandro Müller (Juiz de Fora, 14 de novembro de 1978) é um escritor brasileiro. Formou-se em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também cursou Filosofia, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na Universidade do Porto. Desde 2004, além da escrita, dedica-se às atividades de editor e livreiro.

Em 2006 publicou seu primeiro romance, "O Código Aleijadinho", um thriller policial ambientado em cinco cidades históricas de Minas Gerais, apresentando em sua trama alguns personagens da arte e da história do Brasil, mais especificamente da Inconfidência Mineira.

Em 2008, ganhou o Prémio Máster en Edición do Grupo Santillana na Espanha por seu romance "Pequeno Tratado Hermético sobre os Efeitos de Superfície" e foi publicado pelas Ediciones Universidad Salamanca, editora da tradicional Universidade de Salamanca. O livro é prefaciado pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas.

Em 2010, lançou o primeiro livro da série infanto-juvenil "Clebynho, o babalorixá aprendiz"; também organizou uma antologia de contos feitos por livreiros chamada "Eu queria um livro...", com prefácio do premiado escritor Rubem Fonseca; e publicou um ensaio sobre edição de livros com o título "Como editar seu próprio livro".

Obra[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Bolsas[editar | editar código-fonte]

  • Menção honrosa no concurso de poesia da Associação de Estudantes da Universidade do Porto ( Portugal, 2007)
  • Prémio Máster en Edición do Santillana Formación ( Espanha, 2008)[1]
  • Bolsa de criação/investigação literária Criar Lusofonia do Centro Nacional de Cultura de Portugal ( Portugal, 2011)[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências