Aprendizagem Organizacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Learning organization)
Ir para: navegação, pesquisa

Em Administração a aprendizagem organizacional é o alcance de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais, seja de maneira direta e/ou indireta, seja ela dentro ou foras das empresas.[1]

O processo vivenciado pelas organizações em termos de mudanças para a competitividade caracteriza-se, cada vez mais, por mudanças rápidas, profundas e abrangentes em contraste às transformações vivenciadas na década passada quando o diferencial competitivo centralizava-se na questão do preço e qualidade do produto.

Como reflexo dessas mudanças observa-se no contexto organizacional uma valorização cada vez maior das pessoas. Este fato pode ser atribuído, entre outras razões, à necessidade que as organizações enfrentam em oferecem respostas mais rápidas e que abrangem questões complexas, como as novas formas de organização do trabalho e as posturas das pessoas, na busca de práticas mais efetivas.

Os principais elementos da Aprendizagem Organizacional que representam uma potencial contrubuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões de interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas no trabalho.[2]

Notas e Referências

  1. O Que é Aprendizagem Organizacional ibccoaching.com.br. Visitado em 28/05/2015.
  2. Bitencourt, Cláudia. . "A gestão de competências gerenciais - A contribuição da aprendizagem organizacional". Visitado em 28/05/2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.