Lechies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Leshy (1906).jpg

Lechie, Lechy ou Lesovik, é um espírito masculino da floresta da mitologia eslava, que protege os animais selvagens e as florestas. Há também leshachikha/leszachka (esposas do leshak) e leshonky (crianças do leszy). Ele é aproximadamente ao análogo do Homem Selvagem da Europa Ocidental e os Basajaun, do País Basco.

Nome das formas e etimologia[editar | editar código-fonte]

Esses nomes tiveram origem do eslavo comum (proto-eslavo * lěsъ) - "floresta", e significa "ele da floresta".

Pan, quadro de Mijaíl Vrubel (1899).

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Lechy geralmente aparece como um homem alto, mas ele é capaz de mudar o seu tamanho, desde que de uma lâmina de erva para uma árvore muito alta. Ele tem cabelos e barba feita a partir da grama vivente e das vinhas, e às vezes é representado com uma cauda, cascos e chifres. Ele tem a pele branca e pálida, que contrasta com os seus brilhantes olhos verdes. Ele às vezes é considerado semelhante ao diabo. O Leshy tem uma ligação estreita com o lobo cinzento, e é frequentemente visto em companhia de ursos também. Ele é o Senhor da floresta e leva um clube para expressar que ele é o mestre da madeira. No Brasil, ele pode ser considerado semelhante ao Curupira e ao Caipora.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Ele é dito por ter a capacidade de mudar para qualquer forma, de animal ou vegetal. Quando ele está em forma humana, ele parece como um camponês comum, excepto nos seus olhos, que brilham e seus sapatos estão para de trás. Em alguns contos, diz-se que ele aparece para os visitantes como um grande cogumelo falando. [carece de fontes?] Ele também pode variar de tamanho, encolhendo-se à altura de uma folha de erva, quando em movimento, através de campos abertos, ou crescer para o tamanho de árvores mais altas quando estão na floresta.

Se uma pessoa poder auxiliar um Leszy, este último, seria ensinar-lhes os segredos da magia. Agricultores e pastores que fazem pactos com o Leshy, para proteger as suas colheitas e ovinos. O Leshy tem muitos truques, incluindo, desencaminha camponeses, tornando-os doentes, ou agradar-lhes até a morte. Também eram conhecidos para ocultar os eixos de lenhadores.

Lechies é um ser extremamente pernicioso, chora de forma horrível, e também poder imitar vozes de pessoas próximas e atraí-los de volta para suas cavernas, onde ele iria agradar-lhes quase até a morte e ele elimina os sinais de seus postos. Os Lechies nem sempre é mau, mas ele gosta da confusão e sequestro dos jovens humanos, ele também é conhecido por manter a pecuária e de querer saber muito das suas florestas, caso as perca. Às vezes, os pastores de vacas vai fazer pactos com Leshy, entregando-lhe sua cruz ao redor de seu pescoço e partilhar da comunhão com ele logo após as reuniões nas igrejas cristãs. Estes pactos, dizem, são para dar poderes especiais aos pastores.

Dictionnaire Infernal[editar | editar código-fonte]

Lechies, é um demônio ou espírito, no Dictionnaire Infernal, ele é um ser da floresta eslava, de natureza semelhante a um duende Polevik. Ele protege as aves, árvores e animais da floresta, ele aparece na forma de um ser humano com a pele azul, 2 chifres grandes e cabelos verdes, uma longa barba verde em seu rosto, com um porrete ou chicote, indicando o seu domínio da floresta.

Se uma vez encontro um Lechies, deve contrariá-lo imediatamente, mudando todas as suas roupas, de dentro para fora e para trás, colocando os sapatos nos pés de forma oposta, e o sinal da cruz, muitas vezes, também funciona, mas na pior das hipóteses, caso a Lechies, que tormento, incendeiam as florestas, se um Lechies for atrás de ti, não olhe para trás, pois ele ficará tão preocupado em apagar os fogos, que ele vai esquecer, devido as suas travessuras, que caiu em cima de sua pobre alma.

Descrição na cultura moderna[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mitologia eslava

Fontes[editar | editar código-fonte]