Legião de Honra
| Ordem Nacional da Legião de Honra Ordre National de la Légion d'Honneur |
|
|---|---|
| Atual insígnia da Legião de Honra | |
![]() |
|
| Classificação | |
| País | |
| Outorgante | Presidente da França |
| Criação | 20 de maio de 1802 |
| Tipo | Ordem honorífica |
| Agraciamento | Civis e Militares |
| Condição | Em uso |
| Histórico | |
| Primeira concessão | 14 de julho de 1804 |
| Hierarquia | |
| Superior à | Ordre de la Libération |
A Ordem Nacional da Legião de Honra (em francês: Ordre National de la Légion d'Honneur) é uma condecoração honorífica francesa. Foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte e recompensa os méritos eminentes militares ou civis à nação. Ordem máxima da nação francesa, tendo um limite de apenas 75 membros vivos entre os grã-cruzes da ordem. Os graus mais comuns da ordem são os de cavaleiro e oficial. O Chefe de estado, hoje o presidente da república, recebe a grã-cruz e se torna Grão-mestre da ordem durante a cerimônia de posse presidencial.
Em 15 de julho de 1804, numa grandiosa cerimônia que se realizou no Hôtel des Invalides, em Paris, Napoleão entrega as primeiras condecorações da Legião de Honra aos marechais, soldados, inválidos de guerra, cientistas, artistas e escritores com méritos destacados. O Presidente da República Francesa usa a faixa de grã-cruz dessa ordem em algumas cerimonias do cargo presidencial.
Índice |
Categorias [editar]
Suas cinco categorias, em ordem decrescente, são:
- Grã-cruz
- Grande Oficial
- Comandante
- Oficial
- Cavaleiro
Dom Pedro II e a ordem [editar]
Quando do falecimento de Dom Pedro II na Europa a França o enterrou com honras apesar de protestos do governo Brasileiro, o motivo das honras foi que Dom Pedro II foi agraciado com a grã-cruz da ordem durante o período imperial. Dom Pedro II foi enterrado com a grã-cruz da ordem no peito.
A ordem e o Brasil [editar]
Poucos estrangeiros receberam a Grã-cruz da ordem. Os Brasileiros que a receberam, desde 1804, foram:
- Dom Pedro II, Imperador do Brasil.
- Gastão de Orléans, Conde d'Eu, Marechal do Brasil e príncipe da França.
- Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, autor e co-assinante da Lei Áurea.
- Visconde de Sinimbu, Primeiro-Ministro do Brasil.
- Bernardo Pereira de Vasconcelos, Ministro durante a regência.
- Marquês de Sapucaí, Presidente do Senado.
- Marquês de Olinda, Primeiro-Ministro do Brasil.
- Marquês de Itanhaém, Senador e tutor de Dom Pedro II.
- Visconde do Bom Retiro, Senador e Ministro dos Negócios.
- Visconde do Rio Branco, Primeiro-Ministro do Brasil.
- Barão de Alhandra, Embaixador do Brasil em diversas ocasiões.
- Marquês de Monte Alegre, Primeiro-Ministro do Brasil.
- Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, Presidente do Brasil.
- Marechal Cândido Rondon
- Alberto Santos Dumont
- Marechal Eurico Gaspar Dutra, Presidente do Brasil.
- José Sarney de Araújo Costa, Presidente do Brasil.
- Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil.1
- Paulo Coelho, Escritor brasileiro.
Escolas e locais relacionados a Ordem [editar]
Um total de 68 cidades e vilas, entre elas, Liège em 1914, Belgrado em 1920, Luxemburgo em 1957 e Stalingrado em 1984 foram condecoradas com a ordem, assim como foram condecorados 51 regimentos militares e a Academia Militar de Autun. A ordem tem a sua própria rede de escolas privadas em Saint-Denis e Les Loges na floresta de Saint-Germain-en-Laye. Filhos e netos de membros da ordem estudam nestas escolas. Um dos benefícios da ordem são as escolas acessíveis aos descendentes.
-
Hôtel des Invalides, Paris
-
Pátio de Honra Hôtel des Invalides, Paris
-
Primeira distribuição das condecorações da Legião de Honra, pelo imperador Napoléon Bonaparte, em 14 de julho de 1804, representada na obra do Pintor Jean-Baptiste Debret
-
Rei Luís Filipe I de França com a Grã-cruz da Ordem.
Ligações externas [editar]
- ↑ Instituto Fernando Henrique Cardoso, CV_extenso_PORTUGUES_2011, p. 08
