Legio I Minervia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Legio I Minervia (ou primeira legião de Minerva) foi uma legião romana recrutada pelo Imperador Domiciano em 82 O último registo de actividade desta legião surge em meados do século IV, na fronteira do Reno. O símbolo desta legião foi uma imagem da sua protectora, a deusa Minerva.

História[editar | editar código-fonte]

A I Minervia foi criada por Domiciano em 82, para integrar a sua campanha contra a tribo germânica dos catos. Após este conflito a legião foi aquartelada na cidade de Bona, que seria a sua base principal nos séculos seguintes. Em 89, a I Minervia colaborou na supressão de uma revolta do governador da Germânia Superior e como agradecimento Domiciano concedeu-lhes o cognome de Pia Fidelis Domitiana (leal e fiel a Domiciano).

Entre 101 e 106, a I Minervia participou nas guerras da Dácia de Trajano. O seu comandante durante este conflito foi o futuro imperador Adriano e o mérito das suas acções concedeu-lhes a honra de figurar na coluna de Trajano, o monumento erigido aos acontecimentos, um privilégio concedido a apenas quatro legiões. Após a pacificação da Dácia, a I Minervia regressou ao campo de Bona e, juntamente com a Legio XXX Ulpia Victrix estacionada nas redondezas (em Xanten), participou em diversas actividades de construção ao longo das décadas seguintes.

A I Minervia esteve sempre associada aos exércitos do Reno mas apesar disso, a legião (ou suas subunidades) participou em operações noutros pontos do Império:

Durante a crise do terceiro século, a I Minervia teve um papel político relevante ao apoiar a ascensão ao poder de diversos imperadores e facções, nomeadamente:

Em 353, Bona foi conquistada pelos Francos e a I Minervia desaparece das fontes. Não há, no entanto, referências à sua destruição neste conflito.

absbottom
Legiões Romanas

I Adiutrix - I Italica - II Adiutrix - II Italica - III CyrenaicaIII Augusta - III Gallica - IV Macedonica - V Alaudae - IX Hispana - X Gemina - XIII Gemina - XVII - XVIII - XIX - XX Valeria Victrix - XXI Rapax - XXII Primigenia - mais...