Legio XVII

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Legio XVII (ou décima-sétima legião) foi uma legião romana, criada por César Augusto por volta do ano 41 a.C. e destruída na derrota da batalha da Floresta de Teutoburgo a 9 de Setembro de 9 AD. O cognome e emblema da legião são desconhecidos.

A legião foi criada provavelmente para lidar com a presença de Sexto Pompeu na Sicília, onde o último resistente ao poder do segundo triunvirato ameaçava a produção de cereais de Roma. Depois da derrota de Marco António e Cleópatra na batalha de Áccio em 31 a.C. a XVII legião foi deslocada para a Gália. No fim do século I a.C. foi transferida novamente para a Germânia Inferior e estacionada em Xanten. Após a conquista da Germânia em 5 AD, a XVII integrou a guarnição da nova província, governada por Públio Quintílio Varo.

No início de Setembro de 9 AD, Arminius, o líder dos Queruscos (em alemão: "Cherusker"), aliados romanos, trouxe notícias de uma revolta na zona do Reno. Sem suspeitar da veracidade da informação recebida, Varus mobilizou a XVII legião, juntamente com a décima-oitava e a décima-nona, e dirigiu-se para oeste. A 9 de Setembro, os Cheruscii, liderados pelo próprio Arminius, emboscaram o governador e suas legiões perto de Osnabrück, no que ficou conhecido como a batalha da Floresta de Teutoburgo. O resultado foi desastroso para o lado romano e a XVII legião e suas congéneres foram aniquiladas e os estandartes perdidos. Anos depois, Germanicus recuperou os estandartes da legião e trouxe-os para Roma.

absbottom
Legiões Romanas

I Adiutrix - I Italica - II Adiutrix - II Italica - III CyrenaicaIII Augusta - III Gallica - IV Macedonica - V Alaudae - IX Hispana - X Gemina - XIII Gemina - XVII - XVIII - XIX - XX Valeria Victrix - XXI Rapax - XXII Primigenia - mais...