Lei Feng

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lei Feng
雷锋
Lei Feng, Lei Feng
Nascimento 18 de dezembro de 1940
Wangcheng, China
Morte 15 de agosto de 1962 (21 anos)
Nacionalidade chinesa

Lei Feng (18 de dezembro de 194015 de agosto de 1962) foi um soldado do Exército de Libertação Popular da República Popular da China.

Após sua morte, Lei foi caracterizado como uma pessoa altruísta e modesta, dedicada ao Partido Comunista da China, ao Mao Tsé-Tung e aos chineses em geral. Em 1963, ele se tornaria assunto nacional através da campanha "Aprenda com o camarada Lei Feng" (向雷锋同志学习)[1] .

Lei foi retratado como um cidadão exemplar e povo foi encorajado a seguir sua abnegação, humildade e devoção a Mao. Após a morte de Mao, Lei ficou como um ícone cultural representando a seriedade e o dever; seu nome é mencionado em discursos diários e sua imagem é mostrada em camisetas e retratos/ recordações.[2]

As descrições da vida Lei Feng eram usadas quase evidentemente como artifícios do Partido Comunista, um fato que fez dele um alvo de desdém e uma fonte de cinismo entre os chineses.

Referências

  1. A palavra chinesa, quando traduzida literalmente, pode significar "aprender" ou "estudar"; entretanto no contexto significa seguir. Portanto, a frase/ slogan 向雷锋同志学习 significa algo como "Seguir o exemplo do camarada Lei Feng."
  2. Yan Yunxiang: THE INDIVIDUAL AND TRANSFORMATION OF BRIDEWEALTH IN RURAL NORTH CHINA. Departmento de Antropologia, Universidade da California.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.