Lei de Proust

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Lei das proporções definidas. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Lei das proporções definidas|{{subst:DATA}}}}.

A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definida foi elaborada no ano de 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados.

Assim, para a reação entre, por exemplo, hidrogênio e oxigênio formando hidróxido de hidrogênio, os seguintes valores experimentais podem ser obtidos:

Hidrogênio (g) Oxigênio (g) Hidróxido de hidrogênio (g)
4
32
36
4
64
420
1
8
9

Observe que, para cada reação, a massa do produto é igual à soma da massa dos reagentes, o que concorda com a lei de Proust.

As massas dos reagentes e dos produtos que participam de uma reação podem ser diferentes, mas as relações entre elas são sempre constantes.

Leis Ponderais: São leis que estabelecem relações entre as massas das substancias que participam das reações quimicas No exemplo da água:

mO/mH mágua/mH mágua/mO
80/10 = 8
90/10 = 9
90/80 = 1,125
16/2 = 8
18/2 = 9
18/16 = 1,125
8/1 = 8
9/1 = 9
9/8 = 1,125
3,2/0,4 = 8
3,6/0,4 = 9
3,6/3,2 = 1,125

No caso das reações de síntese (aquelas que originam uma substância a partir de seus elementos constituintes), o enunciado da lei de Proust pode ser o seguinte

"A proporção, em massa, dos elementos que participam da composição de uma substância é sempre constante e independente do processo químico pelo qual a substância é obtida."

Essa lei foi, mais tarde, a base para a teoria atômica de Dalton, que a corrobora.

Lei de Richter-Wenzel ou Lei das Proporções Recíprocas

" A massa de dois elementos que se combinam separadamente com a mesma massa de um elemento, são as mesmas, suas múltiplas ou submúltiplas, com que eles se combinam entre si, caso isso seja possível ". " Quando a massa fixa de um elemento se combina com massas variáveis de outros elementos para formar diferentes compostos, se estes elementos se combinam entre si, combinar-se-ão segundo estas mesmas massas, ou múltiplas, ou submúltiplas ". ou esta " A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável"

Comprovação da Lei. Proust

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.