Leirão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Como ler uma caixa taxonómicaLeirão
Eliomys quercinus01.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Gliridae
Género: Eliomys
Espécie: E. quercinus
Nome binomial
Eliomys quercinus
Linnaeus, 1766

O leirão ou rato-dos-pomares, (Eliomys quercinus), é um roedor endémico de grande parte do continente europeu, com corpo de cerca de 15 cm e cauda de cerca de 11 cm de comprimento e 100 gramas de peso. É comum em Portugal,tem hábitos crepusculares/noturnos, é omnivoro,constroi ninhos com folhas e outros materiais em muros,sebes e buracos nas árvores, neles se abriga principalmente no inverno. O periodo de acasalamento na primavera é assinalado por fortes guinchos produzidos pelas fêmeas receptivas ao acasalamento. Se agarrado pela cauda imprime ao corpo um movimento rápido de rotação que faz soltar a pele o que lhe permite fugir.

No livro "As aventuras de Alice no pais das maravilhas" , esse animal aparece, como um bicho muito sonolento.

Ícone de esboço Este artigo sobre sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.