Leishmaniose cutânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leishmaniose cutânea
Leishmaniose cutânea
Um 1917, um caso de leishmaniose cutânea, no Oriente Médio, então conhecido localmente como "Botões de Jericó" pela frequência de casos próximos da antiga cidade de Jericó.
Especialidade infecciologia
Classificação e recursos externos
CID-10 B55.1
CID-9 085.2
CID-11 124737785
DiseasesDB 3266 29171
MedlinePlus 001386
eMedicine emerg/D016773
MeSH D016773
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Leishmaniose cutânea é a forma mais comum de leishmaniose. Trata-se de uma infecção da pele causada por um parasita unicelular e transmitida por uma picada de Mosquito-palha. Há cerca de vinte espécies de Leishmania que podem causar leishmaniose cutânea.

Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

A distribuição de leishmaniose cutânea é muito fortemente ligado à geografia. Algumas espécies leishmaniose estão intimamente ligados aos seres humanos e, portanto, são encontrados nas cidades (por exemplo, enquanto alguns são mais tradicionalmente associados com espécies animais e são, portanto, consideradas (por exemplo, grandes L.). Algumas espécies que são tradicionalmente considerados zoonótica (por exemplo, L. panamensis) mas podem se tornar principalente doenças humanas.

Leishmaniose mucocutânea[editar | editar código-fonte]

A leishmaniose mucocutânea é a mais temida forma de leishmaniose cutânea, uma vez que produz lesões destrutivas e desfigurantes do rosto. É, na maior parte das vezes, causada por Leishmania braziliensis, mas casos causados por L. aethiopica também foram descritos, embora raros.

O tratamento para a leishmaniose mucocutânea é com a combinação de pentoxifilina e um antimonial pentavalente em alta dose por trinta dias: este atinge taxas de cura de 90%. O tratamento com antimonial pentavalente uma falha em sua própria para curar até 42% dos doentes , mesmo nos doentes aparentem-se curados, 19% sofrem uma recaída.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

O diagnóstico é baseado na aparência característica de lesões, escalando as lesões que podem tornar-se úlceras e secundariamente infectados com organismos, tais como Staphylococcus aureus.

Referências