Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events
Lemony Snicket - Uma Série de Desgraças (PT)
Desventuras em Série (BR)
Poster promocional
2004 • cor • 108 min 
Direção Brad Silberling
Roteiro Robert Gordon
Elenco Jim Carrey
Emily Browning
Liam Aiken
Timothy Spall
Género comédia / suspense / infanto-juvenil
Lançamento Estados Unidos 17 de Dezembro de 2004
Portugal 17 de Dezembro de 2004
Brasil 21 de Janeiro de 2005
País  Estados Unidos
 Alemanha
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (br: Desventuras em Série / pt: Lemony Snicket - Uma Série de Desgraças) é um filme de longa-metragem estadunidense e alemão lançado em 17 de dezembro de 2004, baseado na linha Desventuras em Série, retratando os eventos ocorridos nos três primeiros livros, Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Klaus , Violet e Sunny são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade eles não podem ainda herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos. O trio passa então a morar com o Conde Olaf , um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. Para atingir sua meta Olaf não medirá consequências.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 37 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 62% no Metacritic.

Em avaliações favoráveis da, Premiere, Peter Debruge disse: "Uma conquista surpreendente em design de produção, uma criação original tão completamente em sintonia com as sensibilidades macabras dos livros que que mesmo o filme tendo (discutivelmente) um final feliz, não pode diminuir seu sentido alegremente satisfatório."

Do San Francisco Chronicle, Carla Meyer: "Muito do crédito para este filme infantil deliciosamente melancólico deve-se a orquestração cuidadosa do diretor Brad Silberling. Por favor note, no espírito de construção do vocabulário dos livros Snicket, a palavra "orquestração" aqui significa "persuadindo boas performances de atores mirins e mantendo Jim Carrey verificável.""

Variety, Scott Foundas: "O conto macabro de Snicket sobre três irmãos recentemente órfãos foi ricamente visualizado. Mas apesar de todo o seu esplendor elaborado, a produção não tem a sensação e imaginação que distinguiu os recentes melhores filmes para crianças."

The A.V. Club, Nathan Rabin: "Na melhor das hipóteses, Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events é o material de como os pesadelos são feitos, uma piada de mau gosto que realiza melhor o entretenimento infantil e não esconde a parte do lado mais sombrio da vida, mas mergulha no vazio e respeita o suficiente para que as crianças pensem por hipótese que elas podem lidar com isso."

Chicago Sun-Times, Roger Ebert: "Não há ninguém no filme para fornecer uma reação razoável para nada; os adultos são todos dementes, mals, ou no caso do Sr. Poe, incrivelmente carente de percepção, e as crianças são corajosas o suficiente, mas ofuscadas por seus infortúnios."

The Globe and Mail (Toronto), Liam Lacey: "Embora rico em estilo visual, o filme é desequilibrado em performances e roteiro, que vão a partir de uma cena para outra, do grande barroco ao excesso estridente."

Em avaliação mista do The New York Times, Manohla Dargis disse: "O Sr. Silberling fez um filme que é muito mais áspero na textura e tom dos livros do Sr. Handler, mas enquanto ele não tem o senso caprichado do autor (ou ironia) ele consegue construir um entretenimento agradavelmente assistível em todos os espaços da história que o Sr. Carrey não habita."[1]

Com índice de 72% o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Embora suaviza as bordas desagradáveis ​​de seu material de origem, Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events é um deleite visual gótico e possui uma volta divertida do maníaco Jim Carrey como o Conde Olaf mal".[2]

Franquia cancelada e futuro[editar | editar código-fonte]

A Paramount Pictures, DreamWorks Pictures e Nickelodeon Movies esperava que o filme se tornasse uma franquia como um filme da série Harry Potter.[3] Jim Carrey pensou que seu personagem seria bom como a base para uma franquia de filmes, uma vez que permitiria a ele para mergulhar em um novo papel.[4] "Eu não tenho um acordo [para uma sequela], mas é um que eu não me importaria de fazer novamente, porque há tantos personagens", o ator explicou em dezembro de 2004. "Quero dizer, isso é muito divertido. É muito mais divertido ser um ator mau interpretando um personagem... "Em maio de 2005, o produtor Laurie MacDonald disse: "Lemony Snicketis ainda tem algo que interessa a Paramount, que quer prosseguir e vamos estar falando com eles ainda mais."[5]

Em outubro de 2008, Daniel Handler disse que "uma sequela parece estar em obras. Paramount teve bastantes revisões corporativos, o que levou a muitos atrasos. Naturalmente, muitos, muitos dos planos em Hollywood não deram nada, mas Estou certo de que outro filme será feito. Algum dia. Talvez."[6]

Em junho de 2009, Silberling confirmou que ele ainda falava sobre o projeto com Handler, e sugeriu a sequela ser um stop motion porque os atores principais já estavam crescidos demais. "De uma maneira estranha, a melhor coisa que você poderia fazer é realmente ter Lemony Snicket e dizer para a audiência, "Ok, nós penhoramos o primeiro filme como uma mera dramatização com atores. Agora eu tenho medo de ter que mostrar-lhe a coisa real."[7] Até 2014, as ideias da sequela que não foram mencionados por 5 anos, foram provavelmente arquivadas.

Em novembro de 2014, a Netflix esteve em negociações de criação de uma série de televisão de todos os livros para transmitir on-line.[8]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 2004 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor maquiagem.
  • Recebeu três indicações, nas categorias de melhor direção de arte, melhor figurino e melhor trilha sonora.[9]

MTV Movie Awards 2004 (EUA)

  • Recebeu uma indicação, na categoria de melhor vilão (Jim Carrey).

Referências

  1. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) Metacritic. Visitado em 21 de abril de 2015.
  2. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 31 de março de 2014.
  3. Par on Snicket ticket (em inglês) Variety. Visitado em 21 de abril de 2015.
  4. Set Visit: Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) IGN. Visitado em 21 de abril de 2015.
  5. Interview: Jim Carrey (em inglês). Visitado em 21 de abril de 2015.
  6. An Interview With Daniel Handler (em inglês) Bookslut. Visitado em 21 de abril de 2015.
  7. Lemony Snicket Director Brad Silberling Plans To Do Each Film In Different Medium (em inglês) MTV. Visitado em 21 de abril de 2015.
  8. Netflix Adapting Lemony Snicket's 'A Series of Unfortunate Events' Into TV Show (em inglês) Hollywood Reporter. Visitado em 21 de abril de 2015.
  9. Nominees & Winners for the 77th Academy Awards (em inglês). Visitado em novembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]