Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events
Lemony Snicket - Uma Série de Desgraças (PT)
Desventuras em Série (BR)
Poster promocional
 Estados Unidos
 Alemanha

2004 •  cor •  108 min 
Direção Brad Silberling
Roteiro Robert Gordon
Elenco Jim Carrey
Emily Browning
Liam Aiken
Timothy Spall
Gênero Aventura
Comédia
Suspense
Fantasia
Família
Humor negro
Lançamento Estados Unidos 17 de Dezembro de 2004
Portugal 17 de Dezembro de 2004
Brasil 21 de Janeiro de 2005
Idioma Inglês
Orçamento US$ 140 milhões
Receita US$ 209 073 645
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (Desventuras em Série (título no Brasil) ou Lemony Snicket - Uma Série de Desgraças (título em Portugal)) é um filme de longa-metragem estadunidense e alemão lançado em 17 de dezembro de 2004, baseado na linha Desventuras em Série, retratando os eventos ocorridos nos três primeiros livros, Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas.

Foi lançado em blu-ray somente na Alemanha com áudio e legendas em inglês e português em junho de 2012.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Violet Baudelaire, seu irmão inteligente Klaus, e sua irmã mais nova Sunny são órfãos quando um misterioso incêndio destrói sua casa. Sr. Poe, encarregado da fortuna dos Baudelaire, confia-los ao seu parente mais próximo, o Conde Olaf, que só quer seu dinheiro e coloca-los para fazer as tarefas duras.

No dia que Olaf recebe a custódia total, ele dirige até um posto de abastecimento de gás afirmando que ele está comprando refrigerante, mas verifica-se que Olaf estacionou o carro diretamente sobre trilhos na esperança de ele seja atropelado por um trem. Felizmente, Violet e Klaus são capazes de mudar a direção do trem para que ele não atingia-os, e são retirados quando o Sr. Poe pensa que Sunny estava dirigindo o carro.

Os órfãos são levados para ficar com o Dr. Montgomery Montgomery, um herpetologista que planeja levar as crianças para o Peru. No entanto, Olaf chega disfarçado como "Stephano". Violeta tenta dizer a Monty a verdade, mas ele acha que Stephano é depois uma serpente chamada The Viper Mortal Incredible. Monty é encontrado morto no dia seguinte e as autoridades têm sido levado a pensar que a víbora foi responsável, mas Sunny é capaz de provar que é realmente uma criatura delicada.

As crianças então vão viver com sua tia Josephine, mas Olaf chega como um marinheiro. Quando os Baudelaire chegam em casa depois de fazer compras, Josephine se foi e um furacão está se aproximando. Klaus decodifica uma nota nas proximidades e encontra sua tia está na Gruta Cave. Durante o furacão é descoberto em uma sala secreta que havia pessoas que investigavam o incêndio. As crianças escapam da casa antes de cair ao mar.

Depois de atravessar o Lago Salling Lachrymose as crianças encontram Josephine, mas antes que eles atinjam a civilização seu barco é atacado por sanguessugas, e Olaf aparece e mata Josephine, empurrando-a para as águas.

Olaf e Violet imediatamente se envolvem em um jogo chamado "O Casamento Maravilhoso", que envolve seus personagens sendo casados. No entanto, ele será real por causa do testamento afirmando que se os parentes estão casados ​​eles têm direito ao dinheiro de seus cônjuges, e se eles são menores de 18 anos, seu tutor devem concordar com ele. Claro, Olaf é o seu guardião, e para dificultar as coisas Sunny está sendo mantida como refém em uma gaiola. Se Violet não seguir o "jogo" ou encontrar uma brecha, Sunny vai despencar para a morte.

Klaus foge e encontra uma parte secreta da propriedade de Olaf. Após o ajuste de uma janela em forma de olho, Klaus percebe que Olaf causou o incêndio para mansão tornar-se ruínas. Klaus queima a certidão de casamento, frustrando os planos do conde. Ele é preso e forçado a servir uma sentença de prisão perpétua, e todas as dificuldades que ele tinha colocado sobre as crianças. Violet, Klaus e Sunny estão autorizados a visitar sua antiga casa pela última vez. Uma carta perdido no correio finalmente chega, e no interior tem uma luneta anunciando uma sociedade secreta da sua família. O filme termina com as crianças sendo "muito feliz de fato".

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 37 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 62% no Metacritic.

Em avaliações favoráveis da, Premiere, Peter Debruge disse: "Uma conquista surpreendente em design de produção, uma criação original tão completamente em sintonia com as sensibilidades macabras dos livros que que mesmo o filme tendo (discutivelmente) um final feliz, não pode diminuir seu sentido alegremente satisfatório."

Do San Francisco Chronicle, Carla Meyer: "Muito do crédito para este filme infantil deliciosamente melancólico deve-se a orquestração cuidadosa do diretor Brad Silberling. Por favor note, no espírito de construção do vocabulário dos livros Snicket, a palavra "orquestração" aqui significa "persuadindo boas performances de atores mirins e mantendo Jim Carrey verificável.""

Variety, Scott Foundas: "O conto macabro de Snicket sobre três irmãos recentemente órfãos foi ricamente visualizado. Mas apesar de todo o seu esplendor elaborado, a produção não tem a sensação e imaginação que distinguiu os recentes melhores filmes para crianças."

The A.V. Club, Nathan Rabin: "Na melhor das hipóteses, Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events é o material de como os pesadelos são feitos, uma piada de mau gosto que realiza melhor o entretenimento infantil e não esconde a parte do lado mais sombrio da vida, mas mergulha no vazio e respeita o suficiente para que as crianças pensem por hipótese que elas podem lidar com isso."

Chicago Sun-Times, Roger Ebert: "Não há ninguém no filme para fornecer uma reação razoável para nada; os adultos são todos dementes, mals, ou no caso do Sr. Poe, incrivelmente carente de percepção, e as crianças são corajosas o suficiente, mas ofuscadas por seus infortúnios."

The Globe and Mail (Toronto), Liam Lacey: "Embora rico em estilo visual, o filme é desequilibrado em performances e roteiro, que vão a partir de uma cena para outra, do grande barroco ao excesso estridente."

Em avaliação mista do The New York Times, Manohla Dargis disse: "O Sr. Silberling fez um filme que é muito mais áspero na textura e tom dos livros do Sr. Handler, mas enquanto ele não tem o senso caprichado do autor (ou ironia) ele consegue construir um entretenimento agradavelmente assistível em todos os espaços da história que o Sr. Carrey não habita."[2]

Com índice de 72% o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Embora suaviza as bordas desagradáveis ​​de seu material de origem, Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events é um deleite visual gótico e possui uma volta divertida do maníaco Jim Carrey como o Conde Olaf mal".[3]

Franquia cancelada e futuro[editar | editar código-fonte]

A Paramount Pictures, DreamWorks Pictures e Nickelodeon Movies esperava que o filme se tornasse uma franquia como um filme da série Harry Potter.[4] Jim Carrey pensou que seu personagem seria bom como a base para uma franquia de filmes, uma vez que permitiria a ele para mergulhar em um novo papel.[5] "Eu não tenho um acordo [para uma sequela], mas é um que eu não me importaria de fazer novamente, porque há tantos personagens", o ator explicou em dezembro de 2004. "Quero dizer, isso é muito divertido. É muito mais divertido ser um ator mau interpretando um personagem... "Em maio de 2005, o produtor Laurie MacDonald disse: "Lemony Snicketis ainda tem algo que interessa a Paramount, que quer prosseguir e vamos estar falando com eles ainda mais."[6]

Em outubro de 2008, Daniel Handler disse que "uma sequela parece estar em obras. Paramount teve bastantes revisões corporativos, o que levou a muitos atrasos. Naturalmente, muitos, muitos dos planos em Hollywood não deram nada, mas Estou certo de que outro filme será feito. Algum dia. Talvez."[7]

Em junho de 2009, Silberling confirmou que ele ainda falava sobre o projeto com Handler, e sugeriu a sequela ser um stop motion porque os atores principais já estavam crescidos demais. "De uma maneira estranha, a melhor coisa que você poderia fazer é realmente ter Lemony Snicket e dizer para a audiência, "Ok, nós penhoramos o primeiro filme como uma mera dramatização com atores. Agora eu tenho medo de ter que mostrar-lhe a coisa real."[8] Até 2014, as ideias da sequela que não foram mencionados por 5 anos, foram provavelmente arquivadas.

Em novembro de 2014, a Netflix esteve em negociações de criação de uma série de televisão de todos os livros para transmitir on-line.[9]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 2004 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor maquiagem.
  • Recebeu três indicações, nas categorias de melhor direção de arte, melhor figurino e melhor trilha sonora.[10]

MTV Movie Awards 2004 (EUA)

  • Recebeu uma indicação, na categoria de melhor vilão (Jim Carrey).

Referências

  1. Blu-Rays Legendados em DVD & Blu-Ray (23 de junho de 2012). Desventuras em Série: filme finalmente ganha versão em Blu-Ray na Alemanha com legendas em português (em português) Pipoca Combo. Visitado em 25 de maio de 2015.
  2. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) Metacritic. Visitado em 21 de abril de 2015.
  3. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 31 de março de 2014.
  4. Par on Snicket ticket (em inglês) Variety. Visitado em 21 de abril de 2015.
  5. Set Visit: Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (em inglês) IGN. Visitado em 21 de abril de 2015.
  6. Interview: Jim Carrey (em inglês). Visitado em 21 de abril de 2015.
  7. An Interview With Daniel Handler (em inglês) Bookslut. Visitado em 21 de abril de 2015.
  8. Lemony Snicket Director Brad Silberling Plans To Do Each Film In Different Medium (em inglês) MTV. Visitado em 21 de abril de 2015.
  9. Netflix Adapting Lemony Snicket's 'A Series of Unfortunate Events' Into TV Show (em inglês) Hollywood Reporter. Visitado em 21 de abril de 2015.
  10. Nominees & Winners for the 77th Academy Awards (em inglês). Visitado em novembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]