Leo França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonardo França hoje vive nos Estados Unidos
Leonardo França, Fotógrafo nascido em 1989. Brasília - Distrito Federal, Brasil

Leonardo França Ferreira (Brasília, 6 de dezembro de 1989) é um fotógrafo brasileiro.

Leonardo França
Nome completo Leonardo França Ferreira
Nascimento 6 de dezembro de 1989 (34 anos)
Brasília, DF
Nacionalidade brasileira
Ocupação Fotógrafo

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em Fotografia, Leonardo França Ferreira é conhecido popularmente como Leo França, uma abreviação de seu primeiro nome. Considerado um dos maiores nomes na fotografia contemporânea em linguagem documental [carece de fontes?], formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. Iniciou na fotografia muito cedo, aos 10 anos de idade com influência de familiares por meio de câmeras analógicas mas foi desenvolver seu trabalho a partir de 2002 em pequenas agências e trabalhos intependentes.

Costuma basear seu trabalho em fotografias do cotidiano, viagens espontâneas feitas a diversos lugares do Brasil e do mundo, atuando por muitos anos no segmento Destination Wedding onde produziu boa parte do seu conteúdo profissional, porém iniciou o desenvolvimento do trabalho autoral após conhecer o fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo, que o encorajou a seguir adiante na produção artística. Em 2008 chegou a produzir imagens para agências de notícia e moda em Brasília, mas acabou baseando o trabalho em caráter documental a partir de 2013, fotografando também no mercado de casamentos de luxo e documentário de viagens, e fotografia de esportes, onde se estabeleceu até 2017, quando decide se dedicar a novas experências na fotografia, decidindo estudar língua inglesa no estado de Utah, (Estados Unidos).

Em 2021, Leo França acaba redescobrindo a linguagem documental e inserindo-a de vez em seu repertório, assumindo-se na carreira como fotógrafo documentarista. Vive atualmente em Brasília, DF e atua em projetos autorais nos Estados Unidos com produção de documentários e na fotografia de retratos, paisagens e Street Photography.

Livros[editar | editar código-fonte]

Fez participação em catálogo fotográfico da obra do artista plástico Adegildo Barros para o livro Poesia das cores, escrito pelo poeta Joilson Portocalvo, produzido em português com tradução para o espanhol.

Viagens[editar | editar código-fonte]

Leonardo França produziu imagens de paisagens, lifestyle e cotidiano em diferentes países. Deu inicio aos projetos de âmbito internacional visitando Panamá, Argentina e Estados Unidos.

Projetos Culturais[editar | editar código-fonte]

Além de fotografar livremente pelos arredores, Leonardo França incentivava workshops práticos para pessoas apaixonadas pela arte de fotografar, por simples satisfação em ajudar a quem se interessava por fotografia.

Possui cadastro como Agente Cultural[ligação inativa] pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal em artes plásticas e visuais.

Artistas Relacionados[editar | editar código-fonte]

Ligações diretas em referências artísticas e desenvolvimento de projetos na fotografia:

Grupos e Afiliações

Fotógrafos

Artistas Plásticos

Escritores

Referências

[1] Ilustrado por Adegildo Ferreira de Barros. Projeto gráfico e diagramação de Carlo De Tarso. Texto bilíngue português e espanhol. Tradução de Javier Iglesias e Raúl Larrosa Ballesta. [2] Dados oficiais Secretaria de Cultura [3] Dados da página oficial

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  1. PORTOCALVO, Joilson. Poesia das cores. Brasília: Thesaurus Editora, 2012. 36 p. ilus. col. ISBN 978-85-409-0071-4
  2. CEAC Secretaria de Cultura do Distrito Federal - FAC[ligação inativa]
  3. «Biografia Leonardo França». Consultado em 8 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2015