Léon Dehon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Leon Dehon)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Léon Dehon
Presbítero da Igreja Católica
Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 19 de dezembro de 1868, em Roma
Dados pessoais
Nascimento 14 de março de 1843, em La Capelle
Morte 12 de agosto de 1925 (82 anos)
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Léon Dehon (La Capelle, 1843Bruxelas, 1925), é o fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), também conhecida como Congregação dos Padres Dehonianos. Ele contribuiu, com seus escritos, para o aumento da devoção ao Sagrado Coração. Tem ainda estudos sobre questões sociais dentro da Igreja Católica: organizou obras sociais em Saint Quentin e fundou a Congregação dos Padres do Sagrado Coração (SCJ) de Saint-Quentin, dentro do espírito evangélico e do amor de reparação herdado de Santa Margarida Maria de Alacoque. A Congregação rapidamente se espalhou pela Europa e por missões em muitos países.

Segundo o jornal Le Figaro de 1 de dezembro de 2008, o Papa Bento XVI decidiu suspender o processo de beatificação do Padre Léon Dehon porque algumas de suas frases tinham teor antissemita, como era comum em sua época e isso feriu a sensibilidade dos judeus e da Igreja na França, que se opuseram fortemente à sua beatificação. Em 2013 o Papa Francisco retomou a questão e por meio de sua Secretaria de Estado informou aos dehonianos que a questão ainda não se encontra totalmente esclarecida. Portanto, a beatificação continua suspensa sem prazo.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.