Leonardo Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Leonardo Torloni Carvalho)
Leonardo Carvalho
Leonardo Carvalho
Leonardo em 2011.
Nome completo Leonardo Torloni Carvalho
Nascimento 15 de maio de 1979 (44 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Christiane Torloni
Pai: Dennis Carvalho
Cônjuge Keruse Bongiolo (c. 2004)
Filho(a)(s) 1
Ocupação ator
Período de atividade 2004–presente

Leonardo Torloni Carvalho (Rio de Janeiro, 15 de maio de 1979) é um ator brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho da atriz da TV Globo Christiane Torloni, de ascendência indígena, italiana e portuguesa,[1] e do diretor e ator global Dennis Carvalho, descendente de toscanos.[2] É neto por parte de mãe dos atores Monah Delacy e Geraldo Matheus Torloni, fundadores do Teatro de Arena.

Teve um irmão gêmeo idêntico, Guilherme, que morreu em um acidente de carro em 1991, o que causou muito sofrimento a toda a família.

Formou-se em teatro pela Casa de Artes Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Mas antes, não era seu desejo tornar-se ator. Quando se formou no ensino médio, ele tinha apenas uma certeza: A única profissão que não desejava seguir era a de ator, queria ter uma profissão diferente dos familiares, apesar de se interessar por arte.

Filho e neto de atores, ele cresceu nos bastidores de televisão e nas coxias de teatros e desde cedo conviveu com a instabilidade comum à carreira e com o ônus causado pela fama. Chegou a cursar jornalismo, mas após seis períodos percebeu que aquela profissão não era o que queria para sua vida. Depois de alguma resistência, rendeu-se aos conselhos da mãe e assistiu a algumas aulas de um curso de teatro. A experiência foi suficiente para despertar em Leonardo a vontade de ser ator.

Leonardo começou seu trabalho na TV fazendo participação na minissérie global Um só coração. Ficou conhecido ao interpretar o Gatto, de Senhora do destino, e o Edmilson, de Belíssima. Em 2006, Leonardo estrelou a peça Cova Rasa e foi dirigido na novela Paixões Proibidas, pelo ex-padrasto, o diretor Ignácio Coqueiro, na Band. Viveu o personagem Drago, em Salve Jorge.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É casado com a atriz Keruse Bongiolo. O casal se conheceu em 2000, num curso de teatro. O primeiro beijo em cena de Keruse foi com Leonardo, o que a marcou e fez se aproximarem mais. Com poucos meses, a amizade evoluiu para um namoro sério. Com três anos de namoro, em 2003, o casal foi viver junto e nunca se separaram. Pretendem casar oficialmente.[3] O ator é pai de Lucca.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2004 Um Só Coração Antônio Camargo
2004 Senhora do Destino Gatto
2005 Belíssima Edmilson
2006 Paixões Proibidas Manuel de Azevedo
2008 Três Irmãs Alfredo Malatesta (Alfredão)
2010 Dalva e Herivelto Dorival
2011 Insensato Coração William Sampaio
2012 Salve Jorge Tenente Drago
2015 Totalmente Demais Wilson

Filmes[editar | editar código-fonte]

No teatro[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Com 40 anos de TV, Christiane Torloni se emociona ao rever depoimentos antigos
  2. Ofício de registro civil do 16º subdistrito da Mooca, São Paulo SP. (2 de outubro de 1947). «Talão de registro de nascimento de Dennis de Carvalho». Consultado em 3 de janeiro de 2023 
  3. «Christiane Torloni pede neto». caras.uol.com.br 
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.