Leonor de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonor
Rainha de Navarra
Reinado 28 de janeiro de 147912 de fevereiro de 1479
Coroação 28 de janeiro de 1479 em Tudela
Antecessor(a) João II de Aragão
Sucessor(a) Francisco I de Foix
 
Nascimento 2 de fevereiro de 1425
  Olite, Reino de Navarra,
Morte 12 de fevereiro de 1479 (54 anos)
  Tudela, Navarra
Cônjuge Gastão IV, Conde de Foix
Dinastia Trastâmara (por nascimento)
Foix (por casamento)
Pai João II de Aragão
Mãe Branca I de Navarra
Brasão

Leonor de Trastâmara e de Évreux (Olite, 2 de fevereiro de 1425Tudela, 12 de fevereiro de 1479) foi Governadora de Navarra desde 1455 e rainha em 1479.[1] Era a filha mais nova de João II de Aragão e Branca I de Navarra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi jurada pelas Cortes, caso necessário, lugar e grado em Pamplona em 9 de agosto de 1427, sendo os herdeiros legítimos à coroa seus irmãos Carlos, príncipe de Viana, e Branca.

Casou-se em 1441 com o conde Gastão IV de Foix recebendo um dote de 50 000 florins de Aragão sobre as vilas de Miranda, Larraga e Falces. Passou a residir em Béarn em 1442.

Em 1455, ao deserdar João II a seu filho Carlos, Príncipe de Viana, herdou a coroa navarra após a morte de Branca I, e cair em desgraça a outra filha, Branca, Leonor, com 30 anos de idade, passa a ser o instrumento do rei aragonês contra seus filhos. Este fez que se proclamaram herdeiros do reino a Leonor e a Gastão de Foix, e instituiu governadora-geral do reino a Leonor, que se estabeleceu em Sangüesa.

Durante esses anos a guerra civil impediu o governo interino que, de fato, exerceram Martim e Pierres de Peralta, chefes dos agramonteses. Com a morte do príncipe de Viana (1461) continuou como governadora. Em 12 de abril de 1462 João II firmou com sua filha e filho o Tratado de Olite pelo que se reconhecia rei a João, ao que sucederia Leonor, para o qual era condição indispensável a desaparição da legítima herdeira, Branca, que foi entregue a Foix e presa na torre Moncada, onde faleceu em 1464 «com grã nota e infâmia do conde de Foix e da infanta Dª Leonor, sua mulher» (Zurita).

Ao ano seguinte Leonor firmou uma trégua com os beamonteses. Por estas datas se autotitula "princesa primogênita, herdeira de Navarra, infanta de Aragão e da Sicília, condessa de Foix e de Bigorra, senhora de Béarn, lugar-tenente-geral pelo sereníssimo rei meu mui refutável senhor e pai neste seu reino de Navarra".

Nesse momento Leonor e João II protagonizam uma luta pelo trono navarro, apoiando-se a primeira nos beamonteses e o segundo nos de Agramont, encabeçados pelos Peralta. Em 1468 João II atreveu-se a assassinar o abade de Pamplona, Nicolás de Chávarri, primeiro conselheiro da governadora.

João II ainda atreveu-se a mais; destituiu Leonor do cargo de lugar-tenente instituindo em seu lugar o filho desta, Gastão, com o que o caos chegou a seus limites extremos. Mas a morte do designado obrigou João II a retroceder e redesignar, desta vez de forma perpétua, D.ª Leonor como governadora (1471) ainda que renunciando a Aragão, coisa que apenas amenizaria o estado de guerra em que estava mergulhado o reino.

Gastão de Foix morreu em 10 de julho de 1472 quando conseguia ajuda bearnesa a sua mulher. Acuada entre os desejos da França, Aragão e Castela sente que seu reino, de que nem sequer era titular, estava ameaçado assim como seus direitos sobre o mesmo.

Fernando o Católico alia-se aos beamonteses não lhe deixando outro remédio que aliar-se ao seu inimigo Piarres de Peralta. Em 19 de janeiro de 1479 morre João II. Após esse acontecimento Leonor se tornou rainha no dia 28 do mesmo mês, em Tudela, donde morreu quinze dias mais tarde.[1]

Ao morrer reivindicou em seu testamento todos os títulos de seu irmão Carlos, a atender com o disposto por sua mãe Branca I. Dispôs assim mesmo que fosse seu herdeiro Francisco I Febo, seu neto, recomendando-lhe que adotasse a proteção do rei da França.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Em 1441, ela se casou com Gastão IV, Conde de Foix e teve com ele os seguintes filhos:[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Anthony, R. (1931). «Identification et Étude des Ossements des Rois de Navarre inhumés dans la Cathédrale de Lescar» (PDF) (em francês). Site oficial do Governo de Navarra. p. 10. Consultado em 11 de janeiro de 2020. Arquivado do original (PDF) em 22 de abril de 2014 

Precedida por
Branca II e João II
Rainha de Navarra

28 de janeiro de 147912 de fevereiro de 1479
Sucedida por
Francisco I Febo de Navarra