Leopardo-de-amur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLeopardo-de-amur
Leopardo-de-amur

Leopardo-de-amur
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: 'P. pardus
Subespécie: P. p. orientalis
Nome trinomial
Panthera pardus orientalis
Schlegel, 1857
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Leopardo-de-amur

O leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis) é a subespécie de leopardo mais setentrional, a qual habita hoje em dia os montes Sikhote-Alin. É também conhecido como leopardo-siberiano e leopardo-do-extremo-oriente.

Biologia[editar | editar código-fonte]

Os leopardos-de-amur se diferenciam das demais subespécies de leopardo devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas, possivelmente para sobreviver melhor no clima frio da taiga. Ainda possuem rosetas maiores e mais espaçadas. Durante o inverno sua pelagem apresenta uma coloração creme pálida, porém no verão é mais alaranjada. Durante o verão sua pelagem tem normalmente cerca de 2,5 centímetros de espessura, porém no inverno tem aproximadamente 7 centímetros. Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

A espécie está em estado de ameaça crítica, com menos de 50 espécimes na natureza, devido a degradação de seu habitat por consequência da exploração de madeira, da agricultura, de incêndios florestais e da caça clandestina motivada pelo valor de sua pele.[1] A última contagem realizada pela WWF revelou doze leopardos-de-amur aonde haviam sido registrados apenas sete pelos últimos quatro anos, o que traz perspectivas positivas sobre o aumento da população.[1]

Referências

  1. a b Boas notícias para duas espécies raras de leopardo. Scientific American Brasil (27 de julho de 2011). Página visitada em 27 de julho de 2011. "Uma delas é o leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis), em estado de ameaça crítica, na Rússia, [...]. Quanto ao leopardo-de-amur, há menos de 50 animais da espécie em ambiente natural. No entanto, esse número talvez venha a aumentar ligeiramente: novos vídeos de uma equipe de pesquisa da Wildlife Fund, ou WWF, revelaram 12 leopardo-de-amur numa área onde apenas 7 tinham sido observados nas últimas quatro pesquisas anuais. As imagens foram obtidas por armadilhas de câmeras [...] no extremo oriente da Rússia. [...] Os leopardos-de-amur perderam a maior parte de seu hábitat por causa da exploração de madeira, da agricultura e de incêndios florestais, além de terem sofrido intensa caça clandestina por sua pele."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Leopardo-de-amur