Leopold Godowsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leopold Godowsky

Leopold Godowsky (Sozły, 13 de fevereiro de 1870Nova Iorque, 21 de novembro de 1938) foi um pianista e compositor polaco naturalizado estadunidense desde 1891. Foi diretor da classe de piano do Conservatório de Chicago e a partir de 1909, diretor da Escola de Piano da Academia Imperial de Música de Viena.

Viajou por muitos países. Seus 53 estudos baseados nos "Études" de Chopin e suas "Metamorfoses Sinfônicas" sobre temas de valsas de Johann Strauss Jr. são obras de extrema dificuldade técnica.Compôs também transcrições para piano de obras para violino solo e violoncelo solo de Johann Sebastian Bach, uma grande Sonata para piano, uma Passacaglia, baseada no tema inicial da Sinfonia Inacabada de Schubert, além de várias miniaturas.

Gravou obras de Beethoven, Schumann, Liszt, Grieg e Chopin. Sua gravação dos Estudos e dos quatro Scherzos de Chopin foi tragicamente interrompida devido ao derrame que sofreu quando tinha 60 anos. Os anos finais de sua vida foram marcados por uma paralisia parcial no lado direito do corpo e pela depressão, em parte causada pelo esquecimento no qual suas composições caíram.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.