Leopoldo IV da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Representação num vitral de Leopoldo IV da Áustria.
Pormenor de uma representação que representa Leopoldo IV da Áustria.

Leopoldo IV, o Generoso (c. 110818 de outubro de 1141) foi marquês da Áustria a partir de 1136 e duque da Baviera de 1139 até à sua morte.

Leopoldo era um dos filhos mais novos de Leopoldo III da Áustria. Não se sabe por que razão era originalmente preferível aos seus irmãos Adalberto e Henrique Jasomirgott.

Através da sua mãe, Inês da Germânia, ele estva relacionado com os Hohenstaufen. Em curso da luta contra a família Guelfo, foi dada a Baviera dos Guelfos a Leopoldo, pelo Imperador Conrado III. Leopoldo conseguiu manter a sua posição.

A medida mais importante do seu curto reinado foi a Troca de Mautern, celebrada com o Bispo de Passau, em 1137. Ao bispo foi dada a Igreja de São Pedro em Viena, enquanto que o marquês recebeu trechos alargados das terras do bispo, fora das muralhas da cidade, com a excepção do território onde mais tarde seria construída a Catedral de Santo Estêvão.

Leopoldo faleceu em Niederaltaich (Baviera), de forma inesperada. Não casou e não teve descendência. Foi sucedido pelo seu irmão Henrique.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Leopoldo IV da Áustria
Nascimento: 1108 Morte: 1141
Realeza Alemã
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}} Sucedido por:
{{{depois}}}
Precedido por:
{{{antes}}}
{{{titulo}}}