Leopoldo Pirelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leopoldo Pirelli
Leopoldo Pirelli
Nascimento 27 de agosto de 1925
Velate
Morte 23 de janeiro de 2007 (81 anos)
Portofino
Cidadania Itália, Reino de Itália
Ocupação empreendedor, empresário
Prêmios
Leopoldo Pirelli

Leopoldo Pirelli (Usmate Velate, Itália, 27 de Agosto de 1925Portofino, Itália, 23 de Janeiro de 2007) foi um empresário italiano.

Leopoldo Pirelli era filho de Alberto Pirelli (1882-1971) e neto do senador Giovanni Battista Pirelli, fundador em 1872, da empresa Pirelli, que viria a tornar-se num gigante do sector dos pneus. Definindo-se como calvinista, era um defensor da privacidade e um amante da vela.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Leopoldo cresceu na sua localidade natal, próximo de Varese. Licenciou-se aos 25 anos em engenharia mecânica, começando de seguida a trabalhar na empresa da família.

Tornou-se vice-presidente do grupo em 1956 e assumiu a presidência em 1965, na qual se manteve até 1996, ano em que foi substituido pelo genro, o empresário Marco Tronchetti Provera. Manteve-se desde então, e até a data da sua morte, como Presidente de Honra da fabricante italiana.

Além de ser uma das mais importantes empresas do setor dos pneus a nível mundial, a Pirelli também está presente nos setores imobiliário e de componentes de telecomunicações.

Em 1974 foi também nomeado vice-presidente da "Confindustria", a associação de industriais, da qual foi um dos principais renovadores a par de Gianni Agnelli.

No fim da década de 1980 tentou a entrada na norte-americana Firestone, e em setembro de 1990 na italiana Continental.

Exerceu durante anos a função de conselheiro de várias empresas e institutos, tais como a "Comit", "RAS" e a "Mediobanca".

Foi nomeado "Cavaliere del lavoro" em 1977. Gostava de defender a tese de que no âmbito do trabalho é melhor ter uma ocupação - nem que seja parcial, e qualquer que seja a forma contratual que a regule - do que a desocupação.

Faleceu aos 81 anos na sua casa de Portofino, (norte de Itália). Deixou dois filhos: Cecília e Alberto.