Leotíquides II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leotíquides II
Rei de Esparta
Reinado 491 a.C.469 a.C.
Antecessor(a) Demarato
Sucessor(a) Arquídamo II
Nascimento 545 a.C.
  Esparta
Morte 469 a.C. (76 anos)
  Tégea
Cônjuge Eurydame (ca. 486 a.C. - 469 a.C.)
Dinastia Dinastia Euripôntida
Pai Menares
Filho(s) Zeuxidamo (n. ca. 520 a.C. - m. ca. 487 a.C.)
Filha(s) Lampito (n. ca. 485 a.C.)

Leotíquides II (em grego: Λεωτυχίδας; ca. 545 a.C.469 a.C.), filho de Menares[1], foi rei da cidade-Estado grega de Esparta de 491 a.C. até 469 a.C. [carece de fontes?] ano da sua deposição[2] e morte. Pertenceu à Dinastia Euripôntida[1].

Ele era descendente do rei Arquídamo I[3], e ascendeu ao trono por causa do conflito entre seu antecessor euripôntida Demarato e o rei ágida Cleômenes I[4][1].

Leotíquides havia se tornado um inimigo de Demarato por causa de Percalos, filha de Chilon, filho de Demarmenos, que havia sido prometida a Leotíquides, mas foi tomada por Demarato como esposa[1].

Sua primeira guerra como rei foi, junto com Cleômenes, atacar a ilha de Égina, que não resistiu e entregou dez reféns, que foram entregues aos atenienses, então os maiores rivais de Égina[5].

Após a deposição de Cleômenes, Égina reclamou com Esparta do tratamento dos reféns, e os lacedemônios decidiram entregar Leotíquides como refém a Égina; mas Theasides, filho de Leoprepes, convenceu Égina da insanidade de manter um rei de Esparta como prisioneiro, e decidiram que eles e Leotíquides iriam a Atenas resgatar os reféns[6]. Os atenienses, porém, inventaram pretextos para não entregar os reféns, e nem adiantou Leotíquides ter feito um longo discurso (preservado por Heródoto)[7]; Leotíquides voltou para Esparta[8]., e o conflito entre Atenas e Égina redundou em guerra[9].

Seu filho Zeuxidamo morreu de doença quando ele ainda era rei (ca. 487 a.C.)[10]. Após a morte de Zeuxidamo, Leotíquides casou-se com Eurydame, irmã de Menios e filha de Diactorides, com quem ele teve uma filha Lampido; esta se casou com Arquídamo II, filho de Zeuxidamo[11].

Leotíquides participou da vitória grega na Batalha de Micale[2] (ao mesmo tempo que o regente ágida Pausânias (general) participava da vitória em Plateias [carece de fontes?] ), mas, de volta, ao receber a missão de punir a Tessália por ter se submetido aos persas, aceitou um suborno, foi pego, e caiu em desgraça, se exilando em Tégea[2][12].

Ele foi sucedido por seu neto Arquídamo II[10].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Demarato
Rei euripôntida de Esparta
c.491-469 a.C.
Sucedido por
Arquídamo II

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.