Lepilemur mustelinus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaLepilemur mustelinus
Lepilemur mustelinus 1868.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Strepsirrhini
Infraordem: Lemuriformes
Família: Lepilemuridae
Género: Lepilemur
Espécie: L. mustelinus
Nome binomial
Lepilemur mustelinus
( I. Geoffroy, 1851 )

Lepilemur mustelinus é uma espécie de lémur nativo do nordeste de Madagascar, habitando em florestas tropicais. O dorso é de cor castanha avermelhada e o ventre é castanho acinzentado. A sua sua cor torna-se mais escura em direcção à ponta da cauda. O seu pelo é longo e macio. O corpo mede entre 30 a 35 cm e a cauda entre 25 a 30 cm.

É uma espécie essencialmente folívora. Também se alimenta de frutos e flores. É uma espécie arbórea e movimenta-se entre as árvores por meio de saltos. Tal como outros primatas que adoptam comportamento saltatório, é possuidor de visão estereoscópica que auxilia na medição precisa de distâncias. São animais nocturnos.

Podem constituir grupos, constituídos por mãe e as suas crias. Os machos são solitários e territoriais. A área do território varia entre 1500 e 5000 .

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lepilemur mustelinus