Leptotila verreauxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJuriti-pupu
White-tipped Dove 08.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Subclasse: Neognathae
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Leptotila
Espécie: L. verreauxi
Nome binomial
Leptotila verreauxi
(Bonaparte, 1855)

Leptotila verreauxi, conhecida popularmente como juriti-pupu, é uma ave columbiforme da família Columbidae.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

A juriti-pupu mede aproximaamente 28 cm de comprimento e pesa cerca de 150 gramas. Assemelha-se bastante à juriti-gemedeira (Leptotila rufaxilla). O macho possui pontas das retrizes laterais e abdome esbranquiçados, face dorsal do pescoço verde-cobre e coroa cinza-claro, ventre violeta-claro e dorso cinza-pardacento. A fêmea é mais clara que o macho. A íris é vermelha.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

É residente do sul do Texas, nos Estados Unidos, México e América Central, até o oeste do Peru e Argentina central. Também nidifica nas ilhas ao norte da América do Sul, incluindo Trinidad e Tobago e Antilhas Holandesas.

Existem numerosas subespécies: L. v. verreauxi ocorre da Nicarágua à Venezuela; L. v. angelica, no Texas e no litoral do México; L. v. decolor, no oeste dos Andes da Colômbia ao norte do Peru; L. v. brasiliensis, na maior parte da região ao norte do Rio Amazonas; e L. v. decipiens, na maior parte da região central da América do Sul.

Vive em capoeiras, campos, cerrados e borda de matas.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se de sementes e pequenos frutos, coletados no solo. Também caçam insetos. Como os demais membros da família, não eleva a cabeça para sorver a água ao beber, como o fazem as outras aves.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

O ninho é construído a cerca de 5 m do solo, constituído de gravetos, onde são depositados 2 ovos brancos ou creme. A incubação é feita por ambos pais e dura aproximaamente 14 dias. A alimenação dos filhoes é inicialmente feita com "leite-do-papo".

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.