Leque (arma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma arma contundente japonesa feita para ser semelhante semelhante a um leque fechado. É inteiriço, não pode ser dobrado ou aberto. Feito de metal ou madeira.

Os Leques foram muito utilizados como instrumentos de ataque e defesa por praticantes de artes marciais da China, do Japão e da Coreia. São conhecidos como (铁扇) tiě shān, (literalmente, 'leque de aço') em idioma chinês, Tessen em japonês e (부채) "Buchae" em coreano. Como uma arma, é feito com hastes de metal afiadas na ponta e seda endurecida. Fechado, pode ser usado como um pequeno punhal e aberto pode ser usado para "esfaquear" o oponente. É normalmente considerado uma arma de kung fu.

Prática de Tai Chi Chuan com Leque.

Apesar de atualmente os leques serem mais conhecidos como objetos de decoração, ainda são utilizados como instrumentos em treinos de artes marciais como o Tai Chi Chuan.

São também utilizados em artes marciais como o Ninjutsu.

Na cultura atual, é usado como arma pelas personagens de jogos de luta como a princesa edeniana Kitana (de Mortal Kombat), a lutadora Mai Shiranui (de Fatal Fury e The King Of Fighters) e Temari (de Naruto).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • RATTI, Oscar e WESTBROOK, Adele "Secrets of the Samurai." Edison, NJ: Castle Books, 1973.
Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.