Lerolândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lerolândia
  Distrito do Brasil  
Imagem de uma das ruas de Lerolândia, Santa Rita, Paraíba
Imagem de uma das ruas de Lerolândia, Santa Rita, Paraíba
Imagem de uma das ruas de Lerolândia, Santa Rita, Paraíba
Localização
Estado  Paraíba
Município Santa Rita (Microrregião de João Pessoa)
Características geográficas
Área total 4km de perímetro urbano
População total (Estimativa 2 019) 5 256 hab.

Lerolândia é um distrito localizado na zona rural do município de Santa Rita, no estado da Paraíba. O distrito fica à nordeste do Centro de Santa Rita, a vinte quilômetros da sede do município,[1] as margens da rodovia estadual PB-025, km12 e a quinze quilômetros do centro de Lucena, cidade a leste desse lugar. Sua população para 2019 é estimada em 5.256 habitantes.

Etimologia e origem[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que quem nomeou o distrito com o nome Lerolândia foi um dos prefeitos (Marcos Odilon ou Severino Maroja), mas não se sabe o motivo da escolha desse nome. Quando surgiu, era apenas uma rua de casas, o primeiro quarteirão da atual Av. Senador Macondes Gadelha, por causa disso era chamada de Vila, pois, de fato, era apenas uma vila de casas. A área urbanizada corresponde a um perímetro de 4 km, incluindo a área do campo de futebol do bairro.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia é movimentada, essencialmente, pelo agronegócio. Plantio e processamento de cana-de-açúcar, mandioca, coco e agricultura familiar. Além do comercio local e prestação de serviço.

Agronegócio[editar | editar código-fonte]

Japungu Agroindustrial[editar | editar código-fonte]

A indústria Japungu Agroindustrial, principal empresa, que fica a seis quilômetros do bairro. É a maior indústria de álcool, açúcar e bioenergia de Santa Rita. A maior parcela de empregos gerados em Lerolândia pertence a ela. Além da Japungu, outras empresas do agronegócio também movimentam a economia do distrito:

Coco do Vale[editar | editar código-fonte]

Apesar de pertencer juridicamente à Lucena, a fábrica Coco do Vale encontra-se mais próxima de Lerolândia. É uma empresa de fabricação de Derivados de coco, como coco ralado, óleo de coco e leite de coco.

Jacaraúna Alimentos[editar | editar código-fonte]

Antes, apenas uma fazenda de macaxeira, feijão e milho, Jacaúna Alimentos se industrializou e passou a processar macaxeira e feijão.

Usina Jacuípe[editar | editar código-fonte]

A falida Usina Jacuípe já foi a principal usina da localidade, chegando a possuir uma frota e mecanização automotiva nos seus processos.

Usina Agroval[editar | editar código-fonte]

A Usina Agroval, pertencente ao grupo Japungú, localiza-se mais próxima ao centro de Santa Rita do que do distrito de Lerolândia. A indústria fabrica açúcar a partir da cana-de-açúcar.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Na agricultura tem-se as fazendas Campo Grande, Dois irmãos e Pau Brasil, onde são produzidos, familiarmente, macaxeira, batata, inhame, coco, milho, feijão, abacaxi, cana-de-açúcar[2] e outros alimentos que são comercializados em Lerolândia e a maior parte na CEASA. O comércio tem crescido significativamente nos últimos anos por chamar a atenção de microempreendedores. Atualmente, existem dois mercados, três panificadoras, diversas mercearias espalhadas por todo o bairro, lanchonetes, restaurantes, academia de musculação, casa noturna, lan houses, organizadores de eventos, fornecedores de internet locais além de outros externos, escolas de reforço, centro de distribuição de gás, pizzaria online, tapiocaria, barbearias espalhadas por todo o bairro, salões de beleza, bares e clinica de fisioterapia. Apesar de ter bastante micro empreendimentos, a maioria deles são recentes e ainda funcionam de maneira informal gerando empregos informais.

Mapa

Entretenimento, esporte e lazer[editar | editar código-fonte]

O distrito possui uma praça, a Praça São Pedro e São Paulo, localizada no cruzamento das ruas Brasileiro e Adamastor V. Melo, onde costuma ocorrer eventos e onde parques de diversão nômades se fixam quando passam um temporada no lugar.

A rádio existente é a Rádio Alternativa de Lerolândia, tocada em caixas espalhadas nos postes de energia por todo o bairro. Foi fundada em 2019. Até o presente, 2019, possui apenas um programa religioso tocado na manhã aos domingos e todo o restante do horário é dedicado à propaganda de organizações e seus produtos e serviços, tanto de Lerolândia, quanto de outros lugares. O ginásio poliesportivo Alfredão é o único do local e onde ocorre tanto eventos esportivos, como religiosos, festas, shows, entre outros. Além do Alfredão, existe também o campo de futebol Barradão, onde ocorre torneios de futebol em cada aniversário dos clubes amadores de futebol de Vila, treinos e amistosos. O campo tem esse nome por não ter arquibancada nem gramado e ser de terra batida.

Rádios[editar | editar código-fonte]

Rádio Segmento
Rádio El Shaday Geral
Rádio Alternativa Lerolândia Gospel

Internet[editar | editar código-fonte]

O distrito dispõe de vários fornecedores de internet, tanto internos quanto externos. A qualidade da internet é satisfatória e constante. Atualmente, quedas de internet são raras. Abaixo uma listas de fornecedores de internet:

Fornecedor Origem
Alpha Net Local
Jonas Net Local
Big Net Externa
UP Telecom Externa

Fazendas/Granjas na Região[editar | editar código-fonte]

As fazendas descritas aqui são as que possuem alguma residência fixa. A população dessas fazendas não estão incluídas na contagem da população de Lerolândia, pois não fazem parte do Distrito.

Fazenda/Granja Apelido Pop.
Jacaraúna +100
Japungú +100
Campo Grande -
Tapira -50
Jair Rio de Jair -50
Pau Brasil -50
Arizona -50
Dr. Benon Rio de Jair -50
D. Lucinda Rio de Baixo Direita -50
D. Nega Rio de Baixo Esquerda -50
Jacuípe Rio da Usina -
Dois Irmãos -
Luzia +50
Igrejinha -50

Infra-Estrutura[editar | editar código-fonte]

A infraestrutura de Lerolândia é precária. Não possui saneamento básico e, apesar de alguns projetos iniciados pela administração municipal, nenhum chegou a sair do papel. Mais de 90% das ruas não possui pavimentação ou asfaltamento. Na primeira década de 2000 foi iniciado o calçamento das ruas, no entanto, apenas 3 das mais de 30 ruas do bairro foram calçadas. Foram elas: R. Celina Lins Modesto, R. Borges Trindade e Av. Senador Macones Gadelha. Das três únicas ruas calçadas, apenas 1 foi 100% calçada, a R. Celina Lins Modesto.

Educação[editar | editar código-fonte]

O distrito possui duas escolas públicas municipais de ensino fundamental, uma fundamental 1 e outra fundamental 2, EMEF Paulo Jorge Rodrigues de Lima e EMEF Emília Cavalcante de Morais Neta. Não existe escola de ensino médio, técnico ou superior no local. Também não há escolas particulares, apenas escolas de reforço escolar para crianças. Existem duas creches, Creche Escola Raquel Pedrosa e uma segunda em construção que deu início antes de 2014 e continua até hoje.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Lerolândia dispõe apenas de um PSF (Posto de Saúde Familiar) localizado na Av. Sen Marcones Gadelha. Para casos mais graves é necessário deslocar-se para Santa Rita ou João Pessoa. Não há empreendimentos privados para esse setor.

Referências

  1. Da redação (24 de setembro de 2007). «Famílias recebem 600 terrenos em Santa Rita». Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FMUP). Consultado em 11 de fevereiro de 2015 
  2. LIMA, Eduardo R.V. (1984). «Expansão canavieira e transformações no espaço agrário do município de Santa Rita (...)» (PDF). Universidade Federal da Paraíba. Consultado em 11 de fevereiro de 2015. Arquivado do original (PDF) em 11 de agosto de 2014 


Distritos


Bebelândia | Cicerolândia | Odilândia | Lerolândia | Livramento | Forte Velho | Várzea Nova

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.