Les Clark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Clark
Nascimento Lester Clark
17 de novembro de 1907
Ogden
Morte 12 de setembro de 1979 (71 anos)
Santa Bárbara
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • Venice High School
Ocupação animador de personagens, diretor de cinema, realizador
Prêmios
Empregador(a) Walt Disney Studios
Causa da morte câncer

Leslie James Clark, conhecido como Les Clark (Ogden, 17 de novembro de 1907Santa Bárbara, 12 de setembro de 1979) foi um animador e diretor norte-americano, o primeiro dos Os Nove Anciões dos estúdios Disney. Juntou-se à empresa em 1927, e foi o único animador que trabalhou na época da criação de Mickey Mouse com Ub Iwerks.

Os estúdios Disney[editar | editar código-fonte]

Em 1927, depois de graduar-se na Venice High School, Clark procurou Disney e pediu-lhe um emprego "temporário" em seu estúdio. "Traga alguns dos seus desenhos e deixe-me vê-los", disse Disney. Ele foi aprovado. Walt admirou seu estilo de linha "rápida, destro" e empregou-o.

O emprego "temporário" durou quase meio século. Quando Clark se aposentou em 1975, era um animador sênior e diretor, e o funcionário mais antigo da Walt Disney Productions.

Durante o primeiro ano de Clark no estúdio, trabalhou nas mais baixas posições da indústria: em seus primeiros seis meses foi operador de câmera. A seguir, passou outros seis meses como colorista, isto é, passou centenas de desenhos a lápis para folhas de acetato a tinta, colorindo-os então no verso da folha com cores opacas: branco, preto e cinza apenas, antes da invenção do Technicolor.

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

  • Canemaker, John. (2001). Walt Disney's Nine Old Men and the Art of Animation. New York, NY: Disney Editions. ISBN 0-7868-6496-6

Ligações externas[editar | editar código-fonte]