Les Revenants

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Les Revenants é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 5 de setembro de 2014.
Les Revenants
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama
Horror
Sobrenatural
Conhecida como The Returned
Duração 52 minutos
Criador(es) Fabrice Gobert
País de origem  França
Idioma original Francês
Produção
Produtor(es) Caroline Benjo
Jimmy Desmarais
Elenco
Exibição
Emissora de
televisão original
França Canal+
Transmissão original 26 de novembro de 2012-presente
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 8

Les Revenants (em inglês: The Returned) é uma série de televisão francesa criada por Fabrice Gobert, baseada no filme francês de 2004 They Came Back (em francês: Les Revenants) dirigido por Robin Campillo. A série estreou em 26 de novembro de 2012, no Canal+ e completou sua primeira temporada composta de oito episódios em 17 de dezembro de 2012. A segunda temporada está prevista para estrear em 2015.[1]

A série tem recebido aclamação universal pelo mundo. No Metacritic possui uma pontuação de 92/100 baseado em 28 críticas[2] . Em 2013 ganhou um Emmy Internacional por Melhor Série de Drama.[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em uma pequena cidade francesa rodeada por montanhas, algumas pessoas mortas reaparecem, aparentemente vivas e normais: Camille - uma adolescente vítima de acidente numa estrada há quatro anos atrás; Simon - noivo que se suicida; "Victor" - um garotinho que foi assassinado por ladrões; e Serge, um serial killer. Eles tentam continuar suas vidas de onde as deixaram enquanto fenômenos estranhos acontecem: entre recorrentes quedas de energia, o nível de água do reservatório da cidade misteriosamente diminui, revelando a presença de animais mortos e uma torre de igreja; também estranhas marcas aparecem nos corpos dos vivos e dos mortos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

  • Yara Pilartz como Camille, uma menina de quinze anos de idade, que morreu em um acidente de ônibus há quatro anos, antes de reaparecer no presente.
  • Anne Consigny como Claire, mãe de Camille e Léna, que se separou do marido Jérôme logo após a morte de Camille, e mais tarde começou a ver Pierre.
  • Jenna Thiamcomo Léna, irmã gêmea de Camille, agora quatro anos mais velha do que sua irmã.
  • Frédéric Pierrot como Jérôme, pai das gêmeas. Pierrot apareceu anteriormente em They Came Back como um personagem não-relacionada, Gardet.
  • Jean-François Sivadier como Pierre, parceiro de Claire, um homem religioso que dirige o abrigo Helping Hand. Ele começou a estocar comida e armas de fogo, na crença de que os 'Revenants' são um sinal do fim dos dias.
  • Clotilde Hesme como Adèle, uma jovem mãe que se casaria com Simon antes de sua morte, há dez anos, e que, posteriormente, deu à luz a sua filha Chloé. Ela começou um relacionamento com Thomas.
  • Pierre Perrier como Simon, um jovem que estava prestes a se casar com Adèle antes de sua morte, há dez anos. Embora digam que ele cometeu suicídio, ele tem suas dúvidas, por ser incapaz de lembrar o seu estado mental que antecederam a sua morte.
  • Céline Sallette como Julie, uma enfermeira que foi atacado pelo serial killer Serge há sete anos, mas que conseguiu sobreviver. Ela já foi parceira de vida de Laure, mas o ataque fez com que elas se mantivessem distantes desde então. Ela torna-se protetora sobre o menino que a segue ate sua casa e coloca a sua confiança nela, dando-lhe o nome de Victor.
  • Alix Poisson como Laure, tenente da Gendarmerie, e ex-parceira de vida de Julie.
  • Swann Nambotin como "Victor", um menino que reaparece e segue Julie, acreditando que ela fosse a "fada", que sua mãe falou que iria protege-lo, se ela não estivesse presente. Seu verdadeiro nome é Louis, e ele foi morto há 35 anos por um dos dois intrusos que também matou o resto de sua família; mais tarde ele descobriu que o outro intruso era Pierre. No dia do acidente de ônibus da Camille, o motorista desviou para evitar Victor, que estava parado na estrada. Victor tem a capacidade de fazer os outros ver visões, incluindo a maneira da morte de outra pessoa.
  • Guillaume Gouix como Serge, um serial killer responsável pelo assassinato de várias mulheres, cujo modus operandi incluiu comer os órgãos internos das vítimas que esfaqueou. Ele foi morto há sete anos, quando seu irmão Toni decidiu pôr fim as suas mortes batendo em seu irmão e enterrando-o vivo.
  • Grégory Gadebois como Toni, irmão de Serge e gerente do The Lake Pub. Depois de matar seu irmão, sua mãe também morreu, mas como ela fez isso não está claro.
  • Ana Girardot como Lucy Clarsen, uma garçonete no The Lake Pub. Ela chegou na cidade um ano antes do início da série, e afirma que tem a habilidade incomum de ver os amigos falecidos ou parentes de pessoas, tendo relações sexuais com eles. No início da série, ela é esfaqueada por Serge, mas se torna um 'Revenant' quando ela começa a curar-se milagrosamente. Ela começa gradualmente a compreender a verdadeira natureza dos 'Revenants', tornando-se sua líder.

Elenco recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Laetitia de Fombelle como Viviane Costa, morreu a 30 anos atrás, mas ela se recusa a dizer como. Seu reaparecimento provoca o marido a cometer suicídio.
  • Constance Dollé como Sandrine, mãe de uma das crianças mortas no acidente de ônibus, que vê Camille como um monstro.
  • Carole Franck como Mademoiselle Payet, vizinha intrometida de Julie.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

A série foi filmado em Haute-Savoie, principalmente na cidade de Annecy, e também em Menthon-Saint-Bernard, Poisy, Cran-Gevrier, Sévrier, Annecy-le-Vieux, Veyrier-du-Lac e Semnoz. A barragem, que desempenha um papel importante é a Barrage de Tignes.[4] A primeira temporada da série foi filmado de abril a maio de 2012.

A segunda temporada da série era pra ser originalmente filmada em fevereiro e março de 2014, para a triagem a partir de novembro de 2014.[1] However, delays in the writing process have meant that filming is likely to be delayed until the second half of 2014, for broadcast in 2015.[5] [6] A sinopse da segunda temporada foi revelda em agosto de 2014, que também confirmou que haveria um total de oito episódios.[7] Mogwai will return to compose the soundtrack for the second season.[8]

Transmissão internacional[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2012, a primeira temporada estreou na emissora aberta sueca SVT do serviço on-demand SVT Play. A série é conhecida como 'Gengångare' (Ghosts), na Suécia. A série também foi ao ar na emissora franco-belga BeTV. A primeira temporada foi transmitida no Reino Unido a partir de 9 de junho de 2013 no Channel 4.[9] É o primeiro "drama totalmente legendado" no canal há mais de 20 anos, e foi exibido no idioma nativo com legendas em inglês.[10] Anunciado pela primeira vez sob o nome em inglês 'Rebound', o título foi alterado para The Returned antes de sua transmissão.[11] O canal fez uma característica das legendas transmitindo um anúncio pausa especialmente encomendados em francês com legendas em inglês.[12] Nos Estados Unidos, SundanceTV começou a transmitir a primeira temporada em 31 de outubro de 2013,[13] antes de pegar a segunda temporada em 11 de janeiro de 2014.[14] Em Taiwan, foi ao ar no Public Television Service (PTS), com início em 30 de dezembro de 2013.[15] No Brasil, a série foi exibida pela HBO Max. A série começou a ser exibida na Austrália em SBS2 em 11 de fevereiro de 2014.[16] Na Islândia, a série foi transmitida pela primeira vez na RÚV em 16 de fevereiro de 2014, sob o título Afturgöngurnar.[17] Na Noruega, a série foi transmitida pela primeira vez na NRK em 20 de março de 2014, sob o título Gjengangerne.[18] No Canadá, a série estreou em 26 de abril de 2014 na Space.[19]

País/Região Data de estreia Título Emissora
 França 26 de novembro de 2012 Les Revenants Canal+ (emissora original)
 Bélgica 26 de novembro de 2012 Les Revenants BeTV
 Suécia 20 de dezembro de 2012 Gengångare SVT
 Países Baixos Janeiro de 2013 Rebound Just Bridge
 Reino Unido 9 de junho de 2013 The Returned Channel 4
 Israel 26 de junho de 2013 קמים לתחייה HOT
 Turquia 2 de outubro de 2013 Rebound SinemaTV
 Estados Unidos 31 de outubro de 2013 The Returned SundanceTV
 Hungria 1 de novembro de 2013 Visszajárók Viasat
 Alemanha 18 de novembro de 2013 The Returned Watchever
 Brasil 18 de novembro de 2013 Les Revenants HBO Max
Hong Kong 9 de dezembro de 2013 魂归故里 Now TV
Taiwan 30 de dezembro de 2013 魂归故里 Public Television Service (PTS)
Québec 4 de janeiro de 2014 Les Revenants ICI ARTV
 Finlândia 10 de janeiro de 2014 Kuolleista palanneet YLE
 Israel 20 de janeiro de 2014 קמים לתחייה HOT 3
 Austrália 11 de fevereiro de 2014 The Returned SBS2
 Islândia 16 de ferereiro de 2014 Afturgöngurnar RÚV
 Noruega 20 de março de 2014 Gjengangerne NRK
Suíça 18 de abril de 2014 Les Revenants RTS Un
 Canadá 19 de abril de 2014 The Returned Space
 Bélgica (Comunidade flamenga) 11 de julho de 2014 Les Revenants Canvas

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora da série foi escrita por Scottish banda de post-rock Mongwai. O guitarrista da banda John Cummings disse em entrevista ao The Quietus: "Eles queriam começar a escrever isso antes de começarem a filmar. Eles descreveram como inspirador, eles queriam algum tipo de humor musical no lugar antes de começarem, então nós estávamos trabalhando um pouco seco no início... nós (apenas) vimos o primeiro par de roteiros em inglês."[20] A banda lançou um sampler de quatro faixas (Les Revenants EP) em 17 de dezembro de 2012, o dia da exibição do episódio final. A trilha sonora completa, Les Revenants, foi lançada em 25 de fevereiro de 2013.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção da critica[editar | editar código-fonte]

A série recebeu elogios positivos da crític. Le Monde disse que a série marcou um ressurgimento do gênero de fantasia, com os mortos aparecendo do nada, tentando recuperar sua vida de onde pararam.[21] Libération disse que a série lembra a atmosfera de Twin Peaks por David Lynch.[22] Na França, os índices de audiência média marcaram 1,4 milhões ao longo dos oito episódios, no Canal+. For its American showing, the series received a 92 out of 100 rating from Metacritic, which averages critics' reviews.[23] Durante uma visita a Paris, Stephen King comentou que é um grande fã da série, e mais tarde twittou sobre isso.[24]

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a série ganhou o 41° Prêmio Emmy Internacional como Melhor Série Dramática.[3] No 18° Satellite Awards, recebeu uma nomeação para Melhor Série de Televisão ou Minissérie.[25] Em 2014, foi premiado com um Peabody Award.[26] Recebeu uma nomeação para Melhor Realização em filmes, minisséries e especiais noo 2014 TCA Awards.[27]

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada foi lançada em DVD na França em 20 de dezembro de 2012,[28] e no Reino Unido em 9 de setembro de 2013.[29] Nos Estados Unidos, foi lançadA em DVD e Blu-ray em 11 de fevereiro de 2014.[30]

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2013, foi revelado que uma adaptação estadunidense estava em desenvolvimento por Paul Abbott e FremantleMedia, com o título de trabalho They Came Back.[31] Em setembro de 2013, foi revelado que Abbott já não estava envolvido com o projeto e que a A & E iria desenvolver o projeto.[32] Em abril de 2014, a A&E encomendou 10 episódios com Carlton Cuse para escrever o episódio piloto e os produtores executivos da série ao lado de Raelle Tucker. Esta versão vai usar o título do original em inglês.[33]

Referências

  1. a b Plunkett, John; Chrisafis, Angelique (26 July 2013). Fans of The Returned will have to wait until second series for resolutions The Guardian. Visitado em 12 March 2014.
  2. The Returned : Season 1 Metacritic (November 26, 2012).
  3. a b Roxborough, Scott (25 November 2013). International Emmy Awards: French Zombie Series 'The Returned' Wins Best Drama The Hollywood Reporter. Visitado em 14 December 2013.
  4. Les revenants, les secrets du tournage en Savoie ! (em french) cpasducinema.com (26 November 2012). Visitado em 13 April 2013.
  5. Le tournage de la saison 2 des Revenants (Canal+) reporté à septembre prochain, pas de diffusion avant 2015 Newstele (15 February 2014). Visitado em 5 March 2014.
  6. Therrien, Richard (5 March 2014). Les revenants se font désirer LaPresse.ca. Visitado em 5 March 2014.
  7. Les Revenants : le mystère se lève (un peu) sur la saison 2 Allocine (13 August 2014). Visitado em 16 August 2014.
  8. Mogwai confirm plans to soundtrack series 2 of 'The Returned' and reissue second album NME (22 March 2014). Visitado em 16 August 2014.
  9. Rigby, Sam (31 May 2013). Channel 4 to broadcast first ever ad break in French Digital Spy. Visitado em 9 June 2013.
  10. Jeffery, Morgan. "Channel 4 to air French horror drama Rebound", Digital Spy, 19 March 2013. Página visitada em 13 April 2013.
  11. Jeffery, Morgan (24 May 2013). Channel 4 debuts zombie drama 'The Returned' trailer Digital Spy. Visitado em 29 May 2013.
  12. Channel 4 broadcast first ever ad break in French Channel 4 (31 May 2013). Visitado em 12 March 2014.
  13. Sundance Channel Acquires Zombie Sensation The Returned SundanceTV (10 September 2013). Visitado em 20 October 2013.
  14. Andreeva, Nellie (11 January 2014). TCA: Sundance Channel Picks Up Season 2 Of French Drama ‘The Returned’, Renews ‘Writers’ Room’ Deadline.com. Visitado em 11 January 2014.
  15. Rebound on the Public Television Service (em traditional Chinese). Visitado em 30 December 2013.
  16. Knox, David (10 February 2014). The Returned Daily Pick TV Tonight. Visitado em 11 February 2014.
  17. Les Revenants schedule RÚV. Visitado em 13 April 2014.
  18. Gjengangerne NRK NRK (20 March 2014). Visitado em 21 March 2014.
  19. Zombie drama The Returned premieres April 26 Space (18 March 2014). Visitado em 18 April 2014.
  20. Turner, Luke (26 November 2012). Mogwai on new Soundtrack The Quietus. Visitado em 21 January 2013.
  21. Psenny, Daniel. "Les Revenants, à la vie, à la mort", Le Monde, 26 November 2012. Página visitada em 13 April 2013. (em French)
  22. Garrihos, Raphaël; Roberts, Isabelle. "Les Revenants, les feux de la mort", Libération, 25 November 2012. Página visitada em 13 April 2013. (em French)
  23. The Returned : Season 1 Metacritic. Visitado em 12 March 2014.
  24. Stephen King joins Twitter, praises ‘The Returned’ Boston.com (8 December 2013). Visitado em 12 March 2014.
  25. Pond, Steve (2 December 2013). '12 Years a Slave’ Tops Satellite Award Nominations TheWrap. Visitado em 2 April 2014.
  26. The Returned (Les Revenants) (Sundance TV) The Peabody Awards. Visitado em 2 April 2014.
  27. Hibberd, James (27 May 2014). TCA nominations: 'True Detective' starts awards season fight Entertainment Weekly. Visitado em 27 May 2014.
  28. Les Revenants Amazon.fr. Visitado em 12 March 2014.
  29. The Returned - Series 1 [DVD] Amazon.co.uk. Visitado em 12 March 2014.
  30. Lambert, David (10 January 2014). Les Revenants (AKA The Returned) - Release Date Change for 'The Complete 1st Season' on DVD, Blu TVShowsOnDVD.com. Visitado em 12 March 2014.
  31. AbbottVision to produce They Came Back AbbottVision. Visitado em 29 May 2013.
  32. Noble, Michael (29 September 2013). UPDATED: US remake of The Returned in development Den of Geek. Visitado em 29 April 2014.
  33. Mitovich, Matt Webb (29 April 2014). A&E, Lost Boss to Adapt The Returned TVLine. Visitado em 29 April 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]