Levantamento topográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O levantamento topográfico consiste na representação - planimétrica ou altimétrica - em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno.

A aquisição dos pontos necessários a essa representação é feita a partir dos pontos estação de uma poligonal, com um teodolito e uma mira, com uma estação total e respectivo bastão ou mais recentemente recorrendo a técnicas GNSS.

O rigor exigido num levantamento topográfico deve ser tal que permita a representação fiel do terreno de acordo com a escala exigida. Assim, não fará sentido por exemplo representar as duas faces de um muro com 0.2m de largura se vamos representá-lo a uma escala 1/1000 já que corresponderá a 0.2m/1000=0.0002m ou seja 0.2mm aquando da impressão.

Os acidentes geográficos considerados de relevo serão representados por taludes e por curvas de nivel no caso de haver interrupções abruptas da pendente do terreno ou apenas por curvas de nivel se o terreno em causa nao tiver essas ditas interrupções. Aquando da representação das curvas de nivel deve-se ter em conta algumas regras:

1 - As curvas de nivel nunca se representam no interior de uma casa ou muros. Assume-se que o pavimento é nivelado e quando não for esse o caso, assinala-se com as respectivas cotas altimétricas os sítios de quebra;

2 - Numa via de comunicação (estrada) as curvas de nivel atravessam sempre a via na prependicular ao seu eixo;

3 - A equidistância entre curvas de nível deve estar de acordo com a escala do desenho.

4 - Em caso algum haverá cruzamento de curvas de nível;

5 - As curvas de nível são linhas que assinalam pontos com uma mesma cota altimétrica, logo, são linhas fechadas ainda que seja possível que isso nao se verifique no espaço representado.


Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Etapas de um levantamento topográfico: Conhecimento de campo Medições angulares e lineares; com equipamentos topográficos Calculos feitos em escritório Execução do projeto topográfico