Levent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Levent  
—  Bairro (semt ou mahallele)  —
Distrito financeiro de Levent, em Istambul.
Distrito financeiro de Levent, em Istambul.
Levent está localizado em: Istambul
Levent
Localização de Levent em Istambul
41° 5' N 29° 1' E
Cidade Istambul
Distrito Beşiktaş
População (2009)[1]
 - Total 2 968

Levent é um bairro de Istambul, conhecido por ser um dos principais centros financeiros e empresariais daquela que é a maior cidade da Turquia e a sua capital económica de facto. Situa-se no distrito de Beşiktaş, na área a norte do Corno de Ouro e no lado europeu de Istambul, na margem ocidental do Estreito do Bósforo.

A par de Maslak, outro dos centros financeiros importantes de Istambul, situado nas proximidades, é uma das áreas com mais arranha-céus da cidade, tanto já construídos, como em projeto.[2] Um dos principais conjuntos de arranha-céus encontra-se em Levent, "escondido" atrás das colinas costeiras do Bósforo, não interferindo por isso na atmosfera da península histórica de Istambul, da qual ainda é relativamente distante. Um dos arranha-céus de Levent, o Sapphire, com 54 andares e 238 metros de altura (261 m incluindo a flecha),[3] é o mais alto da Turquia.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

"Levent" é um nome próprio comum na Turquia, que deriva de levend (marinheiro de guerra em turco) da Marinha otomana. Por sua vez, levend teve origem em "levantino", que significa "pessoa do Levante (Mediterrâneo Oriental)" em italiano. Os genoveses e venezianos chamavam "levantinos" aos marinheiros otomanos, um nome que estes também adotaram para eles mesmos. O uso da palavra levend aplicada a marinheiros apareceu pela primeira vez na língua turca otomana no século XVI. O bairro chama-se Levent porque no século XVIII, Cezayirli Gazi Hasan Paşa, Kapdan Paxá (Grande Almirante) da Frota Otomana, teve uma quinta na área e no século XIX foram aí construídos quartéis da marinha.[4]

Notas e referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Levent», especificamente desta versão.
  1. Nüfus Durumu (População) (em turco). www.besiktas.gov.tr. Governo civil de Beşiktaş. Página visitada em 16 de agosto de 2011.
  2. Levent, Istambul (em inglês) . Lista de arranha-céus de Levent em Emporis.com. Página visitada em 13 de julho de 2011.
  3. Sapphire, Itsanbul, Turkey (em inglês). Emporis.com. Página visitada em 13 de julho de 2011.
  4. Hürel, Haldun. Semtleri, Mahalleri, Caddeleri ve Sokakları A'dan Z'ye İstanbul'un Alfabetik Öyküsü (em turco). [S.l.]: İkarus, 2008. p. 220. ISBN 978-975-999-290-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Levent