Levitação acústica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Levitação acústica é um método para suspender matéria, em determinado meio, através da aplicação de pressão de radiação acústica de intensas ondas de som no ambiente em questão. Levitação acústica é possível devido aos efeitos não lineares das ondas sonoras intensas.[1]

Alguns métodos podem levitar objetos com sons inaudíveis ao ouvido humano, como o demonstrado no Otsuka Lab.[2] Há muitas maneiras de criar esse efeito, como utilizar uma onda por debaixo do objeto e refleti-la de volta para a onda, através do emprego de um tanque de vidro acrílico para criar um campo acústico de grandes dimensões.

Levitação acústica é geralmente usada em processamento sem contêiner, que ganha cada vez mais importância devido ao pequeno tamanho e pouca resistência dos microchips, e de coisas assemelhadas nos diversos ramos da indústria tecnológica. Processamento sem contêiner também é usado em aplicações que demandam materiais de um alto grau de pureza, ou reações químicas que tendem a acontecer rigorosamente em um espaço delimitado. Esse método é de controle mais complexo do que outros que empregam esse tipo de processamento, como a levitação eletromagnética, porém com a vantagem de conduzir materiais não condutores

Em 2013, a levitação acústica progrediu do estágio "sem movimento" para o nível em que se pode controlar o movimento de objetos pairando, uma habilidade muito útil nas indústrias eletrônica e farmacêutica.[3] Um protótipo de uma matriz quadrado de emissores acústicos, similar a um tabuleiro de xadrez, é capaz de mover objetos de um quadrado para outro, através da lenta diminuição da intensidade sonora emitida de um quadrado, enquanto aumentava a intensidade sonora do outro.[3]

Não há limite teórico conhecido para o que a levitação acústica pode levantar, desde que se forneça uma quantidade de som vibratório proporcional, mas a tecnologia atual é capaz de erguer apenas alguns quilogramas.[4] Levitadores acústicos tem suas maiores aplicações voltadas à indústria e para pesquisadores de efeitos antigravidade, como a NASA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Som não linear e levitação acústica». Consultado em 1 de julho de 2008. Cópia arquivada em 18 de maio de 2008  (em inglês)
  2. «Levitação ultrassônica». Consultado em 15 de novembro de 2006. Arquivado do original em 4 de novembro de 2006  (em inglês)
  3. a b Kim, Meeri (15 de julho de 2013). «Ondas sonoras que podem ser usadas para levitar e mover objetos». The Washington Post. Consultado em 22 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 16 de julho de 2013  Kim's article cites Foresti, Daniele; et al. (10 de julho de 2013). «Transporte sem contato acústico-forético e manuseamento da matéria em pleno ar (Resumo)». Proceedings of the National Academy of Sciences. Consultado em 22 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 16 de julho de 2013  (em inglês)
  4. «Fenômeno, teoria e aplicações da levitação acústica de campo próximo» (PDF). Consultado em 22 de janeiro de 2014. Arquivado do original (PDF) em 16 de janeiro de 2005  (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Todos em inglês