Levitação (catolicismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São José de Cupertino era um Santo levitador

Há numerosos santos aos quais é atribuída a habilidade de voar ou de levitar. A maioria destes santos voadores é mencionada na literatura ou em fontes associadas aos mesmos.

Esta habilidade é também atribuída a outras figuras dos inícios da cristandade. Os apócrifos Atos de Pedro conta a história da morte lendária de Simão Mago. Simão está a executar magia no fórum, e para provar que ele próprio é um deus, começa a voar. O apóstolo Pedro reza a Deus para que pare o voo de Simão Mago, e este pára de voar em pleno ar e cai, partindo assim as suas pernas, ao que a multidão, previamente não-hostil, se revolta e o apedreja até à morte.[1]

A igreja de Santa Francesca Romana alega ter sido construída no lugar onde Simão Mago teria voado, afirmando assim que Simão Mago era de fato capaz de voar, alegando também que o apóstolo Paulo estava também presente, e que uma pedra de mármore da igreja tem marcas dos joelhos de Pedro e Paulo onde estes farão as suas orações.

O fenômeno da levitação foi registado numerosas vezes com variados santos. São Francisco de Assis é descrito como tendo-se "suspendido acima da terra, muitas vezes à altura de três, ou quatro côvados." Santo Afonso de Ligório, enquanto pregava em Foggia, alega-se que teria levitado alguns palmos acima do chão perante os olhos de toda a sua congregação.[2] A Afonso de Ligório também é atribuído o poder da bilocação.

Voar ou levitar foi também associado à bruxaria. No que toca a santas, há uma certa ambivalência expressa por teólogos, especialistas em direito canônico, inquisidores e hagiógrafos ao longo da história, no que respeita à aceitação desses poderes. Por volta de 1500, a imagem de uma santa, no imaginário popular, tinha-se tornado bastante similar à da bruxa. Tanto bruxas quanto santas eram suspeitas por voarem.

Lista de Santos levitadores

Notas

  1. The Acts of Peter
  2. Montague Summers, Witchcraft and Black Magic, (Courier Dover, 2000), 200.

Ligações Externas