Li Hongzhang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Li Hongzhang
Li Hung Chang in 1896.jpg
Li Hongzhang em 1896
Nascimento 15 de fevereiro de 1823
Hefei, China
Morte 7 de novembro de 1901 (78 anos)
Beijing, China
Serviço militar
Patente Estadista

Li Hongzhang (chinês:李鸿章 ) (15 de fevereiro de 1823-7 de novembro de 1901) foi um estadista chinês responsável pela supressão da Rebelião Taiping e um dos incentivadores da modernização chinesa.

História[editar | editar código-fonte]

Li Honghzang nasceu em Hefei. Durante a Rebelião Taiping ele comandou um regimento de milícia contra os rebeldes ganhando atenção dos oficiais. As suas vitórias contra os rebeldes tornaram-no governador de Jiangsu, pouco tempo depois foi enviando para suprimir com sucesso outras revoltas.

Após a morte do Imperador Tongzhi em 1875, Li já como Vice-Rei de Zhili deu um golpe de estado colocando o Imperador Guangxu no trono. Durante o seu governo como vice-rei incentivou o fortalecimento do Exército de Beiyang e da Frota de Beiyang tornando-os os mais poderosos da China, ele reformou a educação militar contratando instrutores militares alemães para treinarem o exército de Beiyang e comprou modernos navios de guerra alemães e britânicos. Entretanto, a derrota do exército e da marinha durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa abalaram o seu prestígio e ele se tornou alvo de críticas e foi responsabilizado pela derrota. Suas últimas ações foi a supressão da Levante dos Boxers quando ele veio à falecer em 1901 aos 78 anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Hummel, Arthur William , ed. Eminente chinês do Período Ch'ing (1644-1912). 2 vols. Washington: United States Government Printing Office, 1943.
  • Liang Qichao , "Biografia de Li Hongzhang"