Liar (canção de Rollins Band)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Liar"
Canção de Rollins Band
do álbum Weight
Lançamento 1994
Gravação 1993 e 1994
Gênero(s) Rock alternativo
Duração 6:34
Gravadora(s) Imago Records
Letra Henry Rollins
Composição Rollins Band
Produção Theo Van Rock
Faixas de Weight
1. "Low Self Opinion"
2. "Disconnect"

"Liar" é uma música da Rollins Band, e é também o maior hit que eles conseguiram no álbum Weight, de 1994. Foi a única música do álbum que conseguiu sucesso, e foi também uma das músicas mais conhecida da banda. "Liar" era a música que a Rollins Band mais gostava de tocar nos shows ao vivo, pois trazia os versos de spoken word que Henry Rollins, o vocalista da banda, adorava fazer, às vezes, improvisando.

Uma versão curta da música (de 4:19) e uma versão mais longa da música (de 4:49), foram distribuidas em diversos países como singles, muitas vezes com mais algumas faixas inéditas das sessões de gravação do álbum Weight. Essas versões, e mais algumas faixas inéditas, foram incluídas no álbum "Weighting" (de 2004).

O video-clipe de "Liar" trazia um vocal completamente diferente da versão original, a letra também era suavemente diferente. Dirigido por Anton Corbijn, o vídeo em si mostra o vocalista Henry Rollins fazendo interpretações diferentes: durante os versos, ele está vestindo uma simples camiseta preta, recitando a letra em um tom bastante amigável e calmo; porém, durante o refrão, ele está sem camisa, o seu corpo está totalmente pintado de vermelho, e ele aparece cantando agressivamente, mostrando seu tom selvagem de modo nítido. No video-clipe, ele também aparece vestido de Superman, numa espécie de paródia, e em um uniforme policial.

Após o seu lançamento, o vídeo-clipe de "Liar" ganhou um imenso destaque na MTV, chegando também a aparecer em um episódio do desenho Beavis and Butt-Head. No episódio, enquanto toca o refrão da música, Beavis demonstra excitamento, repetindo a palavra "Liar!" do mesmo jeito que ele tipicamente diz "Fire! Fire! Fire!". Butthead chega à conclusão que mentir é "legal."

Na VH1, "Liar" ficou na posição de 64º melhor música de hard rock de todos os tempos.[1]

Elogios[editar | editar código-fonte]

Ano Publicação País Elogio Posição
1994 Studio Brussels Bélgica "Melhor Música do Ano (1994)" 21º [2]
2004 Kerrang! Reino Unido "666 Que Você Deve Ouvir (Rock Alternativo)" * [3]
"*" denota uma lista não ordenada.

Paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição
position
1994 Bubbling Under Hot 100
1994 Mainstream Rock Tracks 40º
1994 Modern Rock Tracks 26º

Referências

  1. Informações da VH1, de 6 de fevereiro de 2009
  2. «Studio Brussels - Best Songs of the Year (1994)». Studio Brussels. Consultado em 18 de janeiro de 2010 
  3. «Kerrang! - 666 Songs You Must Own (Alternative Rock)». Kerrang!. Consultado em 18 de janeiro de 2010