libdvdcss

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
libdvdcss
{{{logotipo}}}
Desenvolvedor VideoLAN
Versão estável 1.2.10 (29 de agosto de 2008; há 317 semanas e 6 dias)
Escrito em C
Gênero(s) Biblioteca
Licença GNU GPL
Página oficial www.videolan.org/developers/libdvdcss.html
Portal A Wikipédia possui o portal:

libdvdcss é uma biblioteca de software que permite acessar e decriptar DVDs criptografados com o Content Scambling System (CSS). A libdvdcss é parte do projeto VideoLAN e é usada pelo VLC Media Player e outros programas de reprodução de DVD, como o Ogle DVD Player , reprodutores baseados no xine e o Mplayer.

A libdvdcss é desenvolvida para ser independente de plataforma, com versões para Linux, Microsoft Windows, Mac OS X, BeOS, BSD e Solaris. Distribuída sob a Licença Pública Geral GNU, a libdvdcss é software livre.

Comparação com o DeCSS[editar | editar código-fonte]

A libdvdcss não deve ser confundida com o DeCSS. Enquanto o DeCSS usa uma chave de reprodução de DVD "craqueada" para realizar autenticação, a libdvdcss usa uma lista gerada de possíveis chaves de reprodução. Se nenhuma delas funcionar (por exemplo, quando o leitor de DVD usa codificação por regiões), a libdvdcss tenta um algoritmo de ataque de força bruta, ignorando assim o código de região do DVD. Ao contrário do DeCSS, a libdvdcss nunca foi levada a processo em corte, em parte porque a Seção 1201(f) do Digital Millenium Copyright Act autoriza esse tipo de contorno para fins de interoperabilidade de software.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Muitas distribuições de Linux não incluem a libdvdcss (por exemplo Debian, SuSE Linux e Ubuntu) por medo de entrarem em conflito com leis semelhantes ao DMCA. Algumas distribuições evitam incluir a libdvdcss em seus discos de instalação mas a proveem em seus repositórios de software. A Linux Mint atualmente vem com a libdvdcss pré-instalada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]