Libra (massa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Libra.

Oficialmente, a libra é o nome de pelo menos três unidades de massa:

  • a libra avoirdupois (pound avoirdupois)
  • a libra troy (pound troy)
  • a obsoleta libra imperial

Existe também uma libra métrica (não oficial).

Origem

A palavra latina libra representa uma unidade de massa romana semelhante a uma libra atual, e a abreviatura "lb" para a unidade de massa e o símbolo £ (um L cortado) para a moeda têm, portanto, origem romana. A própria palavra "libra" vem do Latim libra, "balança": ""objeto que serve para pesar".

Sistemas de medida

No sistema imperial (frequentemente referido como o sistema libra-polegada, ou o sistema Britânico nos Estados Unidos, há duas libras básicas definidas, e também uma definição obsoleta de uma variante da libra:

Libra avoirdupois (ou libra internacional)

A libra avoirdupois ou libra internacional (abreviatura: "lb", ou por vezes # nos Estados Unidos), é a unidade de massa definida como exatamente 0,45359237 quilogramas (ou 453,59237 gramas). Esta definição está em efeito desde 1959 nos Estados Unidos. [1] É parte do sistema de unidades de massa avoirdupois.

Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1893, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor atual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). A definição legal da libra no Reino Unido e Canadá é a mesma que nos Estados Unidos, e foram unificadas para o seu valor atual de 1960.

Equivalências

1 "libra avoirdupois" é igual a:

Libra Troy

Uma libra troy é uma unidade de massa nos Estados Unidos, Canadá, e Reino Unido. A libra troy é uma unidade de massa que equivale a exatamente 0,3732417216 quilogramas. Esta libra é parte do sistema de medidas de massa troy.

A libra troy é usada para medidas de metais preciosos como ouro, prata e platina. Qualquer medida de metais preciosos sempre usam libras troy e onças troy, embora não esteja sempre explicitamente declarado que esse seja o caso.

Equivalências

1 "libra troy" é igual a:

Libra Imperial

No Reino Unido, a libra foi definida como uma unidade de massa pelo Ato de Pesos e Medidas de 1878, mas com um valor levemente diferente do que o atual (em relação ao quilograma), de aproximadamente 0,453592338 kg. Esse valor antigo é às vezes chamado de libra imperial, e essa definição e terminologia são obsoletas (a menos que se refiram à definição levemente diferente de 1878).

Libra métrica

Em muitos países que usam o SI, ou um sistema métrico, a libra (ou as suas traduções: Pfund, no alemão; Livre, no francês; ou Pond, no holandês) é usada como um termo não-oficial para a metade de um quilograma; e então, nesses casos, a libra é de 500 gramas.

Qual das libras é a que vale?

  • Se não se especificar nem "avoirdupois" nem "troy", a libra internacional (avoirdupois) é a que vale, e é por lei a única definição adequada nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá (a libra troy foi abandonada oficialmente no Reino Unido).
  • A avaliação de metais preciosos nos câmbios dos EUA é especificada como dólares por onça troy.
  • No contexto de vendas de legumes e carnes em países métricos, uma libra métrica (500 g) é geralmente implícita.

A libra como unidade de peso

Ver artigo principal: Libra (força)

Ainda que não esteja de acordo com a padronização do uso típico da libra, nos Estados Unidos, a libra é sugerida como uma unidade de peso igual a 4.448 Newtons. Isso é o peso de uma libra-massa (avoirdupois) sob uma aceleração da gravidade de 32,17405 ft/s²

Força e massa

Historicamente, a libra data de antes do entendimento da distinção entre força e massa. Uma vez que a distinção se fez mais clara, foi natural que se perguntasse se a libra deveria ser interpretada como uma unidade de massa ou uma unidade de força (e peso, que é definido como a força gravitacional agindo sobre um objeto).

Há dois modos práticos de se fazerem os cálculos com massa e força no sistema fps (-libra-segundo), que a tabela seguinte sumariza e compara com o SI.

SI fps fps
unidade de tempo s s s
unidade de distância m ft ft
unidade de massa kg slug libra
unidade de força e peso N libra-força libra-força
Segunda Lei de Newton F =ma F =ma F =ma/gs
peso de um objeto W =mg W =mg W =mg/gs

A diferença entre as duas variantes do sistema fps é que a primeira usa o slug como unidade de massa, enquanto a segunda usa a libra.

O primeiro compartilha com o SI a vantagem de evitar complicações desnecessárias, ao passo que outro requer a introdução do fator gs, que é um valor de referência padrão para a aceleração da gravidade de 32.17405 ft/s², que se deve distinguir do valor real local de g. Nenhum sistema é mais correto que o outro, mas, quando se usa o fps, é necessário definir com cuidado se o símbolo m significa a massa em unidades de libras, ou em slugs. Ambos os sistemas usam como unidade de força a libra-força (lbf), que é definida como a massa de uma libra, multiplicada por gs.

Embora o U.S. National Bureau of Standards[2] tenha definido a libra como uma unidade de massa, e a libra-força como unidade de força, essa distinção não é amplamente reconhecida entre os físicos, que não usam o sistema fps, mesmo nos EUA, desde o início do século XX. Portanto, não é prudente usar o termo libra , sem esclarecimentos, assumindo que será entendido como unidade de massa; é mais provável que seja tomado como unidade de força.

Já entre os leigos, a libra é usada quase que exclusivamente como unidade de peso.

Referências

Ver também

Ligações externas