Libra (moeda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1 Lira italiana de 1951

A libra é uma unidade monetária basada na prata, cujos valor e subdivisões variam histórica e geograficamente. A palavra deriva do baixo latim libra (século X). Seu símbolo é "£".

Originalmente, seu valor correspondia a cerca de 0,33 kg (uma libra romana) de prata.

Hoje "libra" pode se referir a um certo número de moedas relacionadas com a libra esterlina ou a diversas outras moedas, atualmente extintas. Os termos lira e libra têm a mesma raiz etimológica - a palavra latina lībra.

Moedas atuais[editar | editar código-fonte]

Moedas históricas[editar | editar código-fonte]

Essa é uma lista parcial de antigas moedas denominadas libra.
  • Libra bizantina era a moeda mais frequentemente usada como unidade de conta para grandes somas de dinheiro. Era dividida em 72 nomismata, e seu peso era de 324,72 gramas.1 .
  • Libra francesa era dividia em 20 sous, sendo cada sou dividido em 12 deniers, e cada libra valendo, portanto, 240 deniers. Uma libra correspondia realmente a uma libra-peso de prata (cerca de 409 gramas). Mas, com o tempo, o valor da libra monetária alterou-se e deixou de corresponder a uma libra-peso de prata. Já na década de 1790, a libra correspondia a apenas 1/18 do seu valor em 1266.
  • Libra autraliana (até 1966, substituída pelo dólar australiano) nota: a libra australiana também foi utilizada nas ilhas Gilbert e Ellice, em Nauru, Novas Hébridas e Papua-Nova Guiné. A libra australiana foi substituída nas Novas Hébridas em 1977 pelo franco de Novas Hébridas.
  • Libra das Bahamas (até 1966, substituída pelo dólar das Bahamas)
  • Libra de Barbados (até 1950, substituída pelo dólar de Barbados)
  • Libra de Bermuda (até 1970, substituída pelo dólar de Bermuda)

Moedas alternativas[editar | editar código-fonte]

Estimuladas pelo movimento Transition Towns (Cidades de transição), algumas cidades britânicas têm lançado uma moeda alternativa, a fim de estimular a economia local2 . Em geral elas são denominadas libra, acrescidas do nome da cidade.

Referências

  1. C. Morrisson, in The Economic History of Byzantium, Dumbarton Oaks, 2001, p. 924.
  2. Revista Época O movimento Cidades em Transição busca preparar a vida urbana para a mudança climática e exalta o desenvolvimento local]
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.