Lica Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Lica Oliveira
Nome completo Eliani de Oliveira
Outros nomes Eliani do Vôlei, Eliani Oliveira e Eliani
Nascimento 05 de agosto de 1969 (45 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Brasil
Ocupação atriz, jornalista, apresentadora de TV, Locutora de rádio, modelo, ex-jogadora de vôlei.
Cônjuge Jefferson Louback
Página oficial
IMDb: (inglês)


Lica Oliveira, nome artístico de Eliani de Oliveira (Rio de Janeiro, 5 de Agosto de 1969), é uma atriz, jornalista brasileira, modelo e ex-jogadora de vôlei. Além disso, atriz também é locutora de rádio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lica Oliveira foi uma das musas da Praia de Ipanema e da Seleção Brasileira de Vôlei, com participação em duas Olimpíadas (Los Angeles em 1984 e Seul em 1988, época em que ainda era conhecida como Eliani Oliveira). Após abandonar o esporte participou de campanhas publicitárias e foi apresentadora do Esporte Espetacular (de 2004 a 2007).

Além de jogar por muitos anos na seleção brasileira de vôlei feminino, Lica Oliveira, participou de outras seleções pelo mundo. Morou na Itália, e lá conheceu o ex-treinador de vôlei Chico, com quem teve seu único filho, Tobias. Atualmente, a atriz é casada com o médico dermatologista Jefferson Louback.

Lica entrou para TV por mero acaso: estudante de jornalismo, fez inúmeras reportagens e documentários para TV Universitária. Dentre eles, "Armando o som com Armandinho". Quando ela esteve na Globo para fazer uma pesquisa para o documentário, acabou chamando a atenção e foi convidada a deixar uma fita na emissora, e em dezembro de 2002 foi convidada para participar de Mulheres Apaixonadas, sua primeira novela. Em 1997, um ano antes de abandonar as quadras, ela havia passado no teste para a Oficina de Atores da Globo. Entre 2009-2010, participou da novela Viver a Vida, vivendo Edite, mãe da top model Helena (Taís Araújo) e da problemática Sandrinha (Aparecida Petrowky).[1] [1]</ref>

Em 2010, Lica Oliveira foi homenageada com o vídeo "Lica Oliveira Das quadras de vôlei para TV",no site Youtube, feito por um grande amigo, também ator. Segundo sua assessoria, em seu canal oficial no Youtube, o vídeo contava a trajetória de Lica Oliveira, que deixou a carreira do vôlei para investir na carreira de atriz. Posteriormente, várias revistas de entretenimento fizeram reportagens enfatizando o tema.

No Esporte Espetacular, a partir de 2005, a atriz e ex-jogadora, passou a reviver as emoções da época que estava na seleção brasileira de vôlei. No primeiro dia de sua participação no Esporte Espetacular a atriz apresentou a reportagem sobre a jogadora de vôlei Renatinha, que havia tido câncer, superado a doença e voltado às quadras.

Lica Oliveira foi indicada para o prêmio "Troféu Raça 2009", na categoria de atriz revelação, por sua atuação na novela Viver a Vida.

Desde de o final de 2011, a atriz Lica Oliveira está participando das gravações do filme Faroeste Caboclo, no papel de a Mãe de Santo Cristo.

No carnaval de 2012, Lica Oliveira, fez parte do corpo de Jurados do Concurso de Fantasias do Baile Cidade - RIO 2012.

Trabalhos na TV[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Cinema[editar | editar código-fonte]

Trabalhos no Teatro[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Globo.com
  2. teledramaturgia.com.br. Em Família (elenco) - Teledramaturgia. Visitado em 11 de janeiro de 2014.

http://www.faroestecaboclo.com.br/2011/08/15/a-mae-de-jsc/ http://www.legavolley.it/ http://mdemulher.abril.com.br/tv-novelas-famosos/reportagem/acontece/lica-oliveira-atriz-acaso-viver-vida-edite-minha-novela-512987.shtml http://www.imdb.com/name/nm1368900/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Espetacular

Ligações externas[editar | editar código-fonte]