Lica Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Lica Oliveira
Nome completo Eliani de Oliveira
Outros nomes Eliani do Vôlei, Eliani Oliveira e Eliani
Nascimento 05 de agosto de 1969 (45 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Brasil
Ocupação atriz, jornalista, apresentadora de TV, Locutora de rádio, modelo, ex-jogadora de vôlei.
Cônjuge Jefferson Louback
Página oficial
IMDb: (inglês)

Lica Oliveira, nome artístico de Eliani de Oliveira (Rio de Janeiro, 5 de Agosto de 1969), é uma atriz, jornalista brasileira, modelo e ex-jogadora de vôlei. Além disso, atriz também é locutora de rádio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lica Oliveira foi uma das musas da Praia de Ipanema e da Seleção Brasileira de Vôlei, com participação em duas Olimpíadas (Los Angeles em 1984 e Seul em 1988, época em que ainda era conhecida como Eliani Oliveira). Após abandonar o esporte participou de campanhas publicitárias e foi apresentadora do Esporte Espetacular (de 2004 a 2007).

Além de jogar por muitos anos na seleção brasileira de vôlei feminino, Lica Oliveira, participou de outras seleções pelo mundo. Morou na Itália, e lá conheceu o ex-treinador de vôlei Chico, com quem teve seu único filho, Tobias. Atualmente, a atriz é casada com o médico dermatologista Jefferson Louback.

Lica entrou para TV por mero acaso: estudante de jornalismo, fez inúmeras reportagens e documentários para TV Universitária. Dentre eles, "Armando o som com Armandinho". Quando ela esteve na Globo para fazer uma pesquisa para o documentário, acabou chamando a atenção e foi convidada a deixar uma fita na emissora, e em dezembro de 2002 foi convidada para participar de Mulheres Apaixonadas, sua primeira novela. Em 1997, um ano antes de abandonar as quadras, ela havia passado no teste para a Oficina de Atores da Globo. Entre 2009-2010, participou da novela Viver a Vida, vivendo Edite, mãe da protagonista, a top model Helena (Taís Araújo) e da problemática Sandrinha (Aparecida Petrowky).[1] [1]</ref>

Em 2010, Lica Oliveira foi homenageada com o vídeo "Lica Oliveira Das quadras de vôlei para TV",no site Youtube, feito por um grande amigo, também ator. Segundo sua assessoria, em seu canal oficial no Youtube, o vídeo contava a trajetória de Lica Oliveira, que deixou a carreira do vôlei para investir na carreira de atriz. Posteriormente, várias revistas de entretenimento fizeram reportagens enfatizando o tema.

No Esporte Espetacular, a partir de 2005, a atriz e ex-jogadora, passou a reviver as emoções da época que estava na seleção brasileira de vôlei. No primeiro dia de sua participação no Esporte Espetacular a atriz apresentou a reportagem sobre a jogadora de vôlei Renatinha, que havia tido câncer, superado a doença e voltado às quadras.

Lica Oliveira foi indicada para o prêmio "Troféu Raça 2009", na categoria de atriz revelação, por sua atuação na novela Viver a Vida.

Desde de o final de 2011, a atriz Lica Oliveira está participando das gravações do filme Faroeste Caboclo, no papel de a Mãe de Santo Cristo.

No carnaval de 2012, Lica Oliveira, fez parte do corpo de Jurados do Concurso de Fantasias do Baile Cidade - RIO 2012.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2014 Em Família Dulce [2]
2012 Cheias de Charme Renata
2009 Viver a Vida Edite Toledo
2008 Duas Caras Fátima
Caminhos do Coração Irene
2007 Alta Estação Janice
Minha nada mole vida Pietra
20042007 Esporte Espetacular Apresentadora do programa
2004 América Glória
2003 Mulheres Apaixonadas Adelaide

Trabalhos no cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Direção Personagem
2013 Faroeste Caboclo René Sampaio Mãe de Santo Cristo
1985 Rock Estrela Lael Rodrigues Jogadora da Super Gás-Brás

No teatro[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Globo.com
  2. teledramaturgia.com.br. Em Família (elenco) - Teledramaturgia. Visitado em 11 de janeiro de 2014.

http://www.faroestecaboclo.com.br/2011/08/15/a-mae-de-jsc/ http://www.legavolley.it/ http://mdemulher.abril.com.br/tv-novelas-famosos/reportagem/acontece/lica-oliveira-atriz-acaso-viver-vida-edite-minha-novela-512987.shtml http://www.imdb.com/name/nm1368900/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Espetacular

Ligações externas[editar | editar código-fonte]