Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
LSNSA
Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
Informação
Localização Campinas, São Paulo,
Tipo de instituição Privado
Fundação 1897 (127 anos)
Cores      Azul
     Vermelho
Mantenedora Município
Diretor(a) Pe. Alexandre Luís de Oliveira - SDB
Página oficial
http://www.liceu.com.br
Negativo preto e branco, de autoria de Aristides Pedro da Silva, com vista parcial do colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora.

O Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, mais conhecido como Liceu, é um colégio da Rede Salesiana de Escolas, situado em Campinas.

História[editar | editar código-fonte]

Liceu Nossa Senhora Auxiliadora meados do século XX.

No século XIX, Campinas era assolada por uma epidemia de febre amarela e a sociedade se mobilizou diante deste problema, destacando a figura de Maria Umbelina Alves Couto. Compadecida com as crianças e jovens que perderam seus entes para a epidemia, resolveu criar uma entidade que os acolhessem. Assim começou a angariar recursos financeiros junto a sociedade campineira, conseguindo os benfeitores Geraldo Ribeiro de Sousa Resende e Maria Amélia Barbosa de Oliveira (Barão Geraldo de Resende) e o casal Francisco e Amélia Bueno de Miranda, doadores do terreno onde foram erguidos o colégio e o abrigo.[1]

O colégio foi fundado em 25 de julho de 1897 por Maria Umbelina Alves Couto e Dom João Batista Correia Néri, mais tarde primeiro bispo de Campinas[2]. Foi entregue aos cuidados dos padres salesianos, tornando-se o Lyceo de Artes e Officios Nossa Senhora Auxiliadora.

Em 26 de maio de 1994, foi recebido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas - CONDEPACC o pedido de tombamento do imóvel do Liceu, localizado na rua Baronesa Geraldo de Resende. O pedido foi aprovado no processo 33 de 1995, sendo então registrado como um patrimônio cultural da cidade.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Em um terreno de 43.443 m² no bairro Guanabara, foi inaugurado com um terço do total do edifício existente hoje: o corpo central, a a lateral direita com três andares e o pavimento térreo da lateral esquerda.

A porta de entrada era precedida por um pórtico, cuja laje era sustentada por quatro pilares com três arcos de estilo romano. Esse pórtico compreendia toda a lateral já edificada, ornado por treze arcadas apoiadas em colunas. O pé direito era alto, em torno de 4,5 metros a 5,5 metros, para evitar o calor.

No último andar do corpo central destaca-se o relógio ofertado pelo Sr. João Engler. O projeto do engenheiro Domingos Delpiano utilizou elementos dos estilos gótico e romano, composição característica do ecletismo predominante na arquitetura do final do século XIX e início do século XX, seguindo construções européias desse período.[3]

Cursos oferecidos[editar | editar código-fonte]

Ele oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Integral, sendo considerado um dos melhores da cidade devido à sua infra-estrutura, a qual inclui: bibliotecas, ginásio poliesportivo (Coliseu), acesso a computadores e a laboratórios.

Referências

  1. «História». Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Consultado em 10 de junho de 2020 
  2. Pavan, G. V. (2015). A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO LICEU SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (CAMPINAS, 1897-1930) (Doctoral dissertation, [sn]).
  3. «Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas». www.campinas.sp.gov.br. Consultado em 10 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.