Lichfield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lichfield
A Majestosa catedral de Lichfield.
A Majestosa catedral de Lichfield.
Dados Gerais
Nação  Inglaterra
Região Midlands
Condado Staffordshire
Distrito Lichfield
População (2008) 31.000 habitantes
Localização
Lichfield está localizado em: Reino Unido
Lichfield
EnglandStaffordshire.png
52° 41' 7.08" N 1° 49' 49.8" O
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Lichfield é uma cidade da inglaterra, no condado de Staffordshire, localizada a 25 km do norte de Birmingham e a 200 km a noroeste de Londres, e é a maior cidade de seu distrito, o distrito de Lichfield.

Lichfield é mais conhecida por sua majestosa catedral de três torres e por ser a cidade natal do Dr. Samuel Johnson, escritor do primeiro dicionário de inglês autorizado. Atualmente, a cidade ainda retém sua antiga importância como centro eclesiástico e suas características do velho mundo. Porém, seu desenvolvimento industrial e comercial têm sido relativamente pequenos.

História[editar | editar código-fonte]

Aproximadamente 5 km ao sul da cidade havia um vilarejo romano-britânico chamado Letocetum, de onde restam apenas ruínas, do qual a primeira parte do nome Lichfield é derivado. Porém, uma antiga lenda afirma que milhares de cristãos foram martirizados em Lichfield aproximadamente em 300 d.C., durante o reinado do imperador romano Diocleciano, e que o nome Lichfield significava campos da morte. Não há, entretanto, nenhuma evidência que comprove está lenda.[1]

A primeira notícia autêntica de Lichfield apareceu em um relato de Beda, que a chamou de Licidfelth e mencionou que era onde Chad de Mercia fixou a sede episcopal de Mércia em 669. Os túmulos individuais dos reis de Mércia na catedral aumentaram o prestígio de Lichfield. Em 1291, Lichfield foi severamente destruída por um incêncio, porém a catedral e suas redondezas sobreviveram incólumes.[2]

A reforma na Inglaterra teve um efeito dramático em Lichfield, o desaparecimento das perigrinações e a destruição do santuário de St. Chad em 1538 foram as maiores perdas para a prosperidade econômica da cidade. Com a peste negra em 1593 um terço da população morreu.[3] Também, a última pessoa a morrer queimada por heresia na Inglaterra morreu em Lichfield em 11 de abril de 1612.

Durante a guerra civil inglesa Lichfield foi dividida com as autoridades eclesiásticas apoiando o rei e a burguesia o parlamento. Lichfield era de importância estratégica por suas rotas, e os dois lados desejavam controlar a cidade. Várias batalhas ocorreram na cidade destruindo parte de sua catedral, que foi reformada mais tarde por Carlos II.

Durante o século XVIII a cidade cresceu por estar na rota principal de acesso ao noroeste da Inglaterra e a Irlanda. Nessa época, também, tornou-se centro de grande atividade intelectual, sendo a casa de muitas pesoas fomosas como Samuel Johnson, David Garrick, Erasmus Darwin e Anna Seward,

A chegada da revolução industrial e dos trêns, no século XIX, assinalaram o fim de Lichfield como uma importante cidade de estada para viagens. Embora o desenvolvimento industrial tenha crescido em cidades próximas, como Birmingham, Lichfield manteve, junto com sua população, os seus caracteres inalterados.

Hoje a cidade continua em expansão. Em sua região leste uma nova área residencial se desenvolveu e aumentou em 3 000 o número de habitantes. Há também um projeto aprovado, que tomara corpo em 2009, para a construção de um gigantesco complexo de compras, lazer, hoteis, lojas, etc., de 100 milhões de libras, para o qual serão demolidos atuais estacionamentos, departamentos policiais, etc, em Friarsgate, oposto à estação de Lichfield.[4] Espera-se que o complexo atraia mais 11 000 visitantes anualmente.

Cidadãos famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Explaining the origin of the 'field of the dead' legend. British History Online. Página visitada em 2008-11-20.
  2. Brief History of Lichfield. Local Histories. Página visitada em 2008-11-20.
  3. 'Lichfield: From the Reformation to c.1800', A History of the County of Stafford: Volume 14: Lichfield (1990), pp. 14-24.. British History Online. Página visitada em 2008-11-22.
  4. New Friarsgate development gets delayed due to 'credit crunch'. icLichfield. Página visitada em 2008-11-20.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.