Liero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Liero é um jogo de computador para o DOS. Foi criado pelo programador finlandês Joosa Riekkinen em 1998. O jogo é descrito frequentemente como sendo uma versão em tempo real (isto é, não baseado em turnos ou rodadas) de Worms, ou o Quake III em duas dimensões.[1] 'Liero' é a palavra finlandesa para minhoca.

Em Liero duas minhocas lutam entre si até a morte para acumular pontos usando uma ampla variedade de armas numa tela bidimensional. Certas partes do terreno podem ser cavadas ou destruídas por explosões. Somando-se ao armamento, cada jogador tem uma corda ninja que pode ser usada para ir mais rápido no mapa.

As modalidades de jogo podem ser deathmatch, game of tag ou capturar a bandeira. Ele pode ser jogado por 2 jogadores humanos simultaneamente em split screen ou no modo de 1 jogador contra a IA do jogo, todavia a popularidade do jogo é originária em sua maior parte da jogabilidade humano vs. humano.

A última versão do jogo foi a versão 1.33. No entanto, Liero é um projeto abandonando, e devido à sua natureza de código fechado, nenhuma versão nova do software surgiu. Apesar disso, e contra a vontade do autor, a comunidade dos fãs vêm distribuindo várias versões alteradas (ou hackeadas) do jogo através da Internet, os chamados 'mods', ou 'total conversions' (TCs, conversões totais).

A comunidade dos fãs vêm crescendo desde o encerramento do projeto do Liero original, e vários clones do jogo para diferentes plataformas foram feitos, incorporando novas características, não presentes no jogo de Riekkinen.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]