Liga Etólia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Liga Etólia foi uma confederação de estados da Grécia Antiga centrado nas cidades da Etólia na Grécia central. A liga foi estabelecida em 370 a.C em oposição à Macedônia e à Liga Aqueia. Ela ocupou os Delfos em 290 a.C e ganhou território desde então até o final do século III a.C, onde controlava todo a Grécia central até as proximidades de Ática. No seu auge o território da liga incluía Lócrida, Malis, Dolopes, parte da Tessália, Fócida e Acarnânia.

Território da Liga Etólia em 200 a.C.

Os Etólios não tinham muito respeito pelos outros Gregos, que os consideravam semi-bárbaros. No entanto, a sua liga tinha uma estrutura político-administrativo bastante complexa, e seus exércitos facilmente se igualavam às outras forças gregas. A liga tinha uma estrutura federal que consistia num conselho federal em que o nível de representação era proporcional ao tamanho da contribuição dada ao exército da liga, uma popular assembléia de todos os cidadãos que se encontravam duas vezes ao ano, e um conselho secreto semelhante a um governo federal. Eles também implementaram uma padronização econômica, coletando impostos, usando uma moeda comum a todos os membros e adotando um sistema uniforme de pesos e medidas.

A liga foi o primeiro aliado Grego da República Romana, ficando ao lado dos romanos na Primeira Guerra Macedônica, e os ajudando a derrotar Filipe V da Macedônia na Batalha de Cinoscéfalos em 197 a.C, durante a Segunda Guerra Macedônica. No entanto, as hostilidades contra os romanos começaram a crescer quando Antíoco III subiu ao trono do Império Selêucida. A derrota de Antíoco em 189 a.c acabou com o principal aliado estrangero da liga e ficou impossível lutarem sozinhos contra Roma. A liga foi forçada a assinar um tratado de paz com Roma que a tornou um estado vassalo de Roma. No entanto ela continuou a existir no nome, porém o poder da liga foi quebrado pelo tratado e nunca mais voltou a ser uma significante força política ou militar.