Treinador Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Liga Pokémon)
Ir para: navegação, pesquisa

Um Treinador Pokémon é uma pessoa que captura, cuida, treina e participa de batalhas com Pokémon. A maioria das pessoas dentro do conhecido Mundo Pokémon são treinadores.

Classes[editar | editar código-fonte]

Treinador Pokémon[editar | editar código-fonte]

Um Treinador Pokémon sai de casa com cerca de dez anos de idade, acompanhado de um Pokémon, geralmente obtido através de um Professor Pokémon, como o Professor Carvalho. Muitos vão viajar por uma ou mais regiões, fazendo coisas como coletar informações para uma Pokédex, aperfeiçoar sua técnica, obter insígnias, e trabalhar para tornar-se um Mestre Pokémon.

Os treinadores, podem começar sua jornada com 3 escolhas de pokémons, podendo eles ser do tipo grama, fogo ou água. Depedendo da região, estes podem ser diferentes.

Existem também casos especiais, que os treinadores começam com outros pokémons, como por exemplo, Ash e Pikachu, ou alguns que começam com algum que ganhou do pai ou mãe, ou capturou antes de começar sua jornada.

Treinadores, recebem também, uma pokédex, e 5 pokébolas grátis para pegar pokémons.

Muitas cidades têm um Ginásio dirigido por um treinador experiente e forte conhecido como Líder de Ginásio. Treinadores podem desafiar um Líder de Ginásio, e se o Líder do Ginásio é derrotado em uma batalha, ele presenteia o desafiante com uma insígnia. No entanto, o Líder do Ginásio pode dar ao treinador uma insígnia por outras razões, uma vez que a insígnia é um símbolo da habilidade do treinador.

Existem vários tipos de treinadores, sendo que alguns treinam pokémon profissionalmente com o objetivo de derrotar os 8 líderes de ginásio e a Elite Four, outros por simples hobby e alguns treinam pokémons para que os ajudem no seu dia a dia. Alguns treinadores se especializam em treinar apenas um determinado tipo de pokémon, enquanto outros são generalistas (treinam todos os tipo).

Coordenador Pokémon[editar | editar código-fonte]

Um Coordenador Pokémon é alguém que treina Pokémon para competir em Concursos Pokémon.

Eles treinam seus Pokémon assim como Treinadores Pokémon, embora com muito mais ênfase na beleza e na aparência, uma vez que são fatores importantes quando se trata de pontos em Concursos. Eles precisam treinar seus Pokémon para ter belos movimentos e vencer batalhas, visto que a batalha de torneio é a segunda rodada de um Concurso.

A maneira de se tornar um cordenador, é a mesma de se tornar um treinador, vai no laboratorio da cidade, e pega seu pokémon.

Diferente dos treinadores, os cordenadores, tem como dever, surprender jurados, e só então vencer batalhas, eles recebem uma fita para provar que venceu um contest.

Criador Pokémon[editar | editar código-fonte]

Um Criador Pokémon é essencialmente um Treinador que cuida dos Pokémon para reproduzir melhorias específicas nas futuras gerações, como movimentos, valores individuais, ou naturezas.

Criadores geralmente se preocupam em aumentar a saúde, felicidade e bem-estar de um Pokémon. Eles também participam de concursos de beleza e competições relacionadas, essas competições não devem ser confundidas com Concursos Pokémon, embora seja comum o interesse nesta área.

Sommelier Pokémon[editar | editar código-fonte]

Um Sommelier Pokémon é um Treinador Pokémon que se especializa na identificação da compatibilidade entre os Pokémon e seus treinadores. Eles usam seu conhecimento e experiência para diagnosticar a ligação entre o treinador e o Pokémon, e a partir daí, dar conselhos sobre como fortalecer essa ligação.

Sommeliers Pokémon, aparentemente, não são conhecidos fora da região Unova.

Ginásio Pokémon[editar | editar código-fonte]

Um Ginásio Pokémon é um lugar aonde Treinadores Pokémon vão para desafiar o Líder de Ginásio para uma batalha.

São lugares onde os treinadores podem ir para aguçar suas habilidades de batalha e fazer com que seus Pokémon ganhem experiência. Ginásios possuem um ambiente que permite aos treinadores testar suas habilidades e treinar contra os Pokémon dos outros. Muitas vezes especializam-se em um determinado tipo. A sua funcionalidade, também se deve, a testar os treinadores que querem participar da liga pokémon.

O treinador mais poderoso em um ginásio é chamado de Líder de Ginásio, a quem os outros membros respeitam e admiram. Treinadores que desejam participar da Liga Pokémon desafiam Líderes de Ginásios, se o Líder do Ginásio é derrotado em uma batalha, ele presenteia o desafiante com uma insígnia, item que denota que um Treinador Pokémon teve suas habilidades reconhecidas por um Líder de Ginásio. Os treinadores precisam recolher um determinado número de insígnias, a fim de qualificar-se para a Liga Pokémon da região.

No anime, Gary Carvalho revela que tem mais de oito insígnias, sugerindo que existem mais Ginásios no anime do que os jogadores tenham acesso nos jogos. Especificamente, ele tem dez insígnias, excluindo a insígnia da terra.

Depedendo do Lider e do treinador, podem ser definidas as regras, existem regras que são definitivas e outras que são feitas através dos acordos entre lideres e treinadores.

Regras definitivas:

•O treinador pode mudar de pokémon, porém, o lider fica vetado desse direito a menos que seja de 2 pokémons.

•Pokémons derrotados, não podem batalhar novamente.

•O número de pokémons é igual, para ambos treinador e lider.

Regras dadas por acordos:

•Quantos pokémons são usados de cada vez em uma batalha, podendo ser 1, 2 ou 3.

•O total que Ambos o lider e o treinador podem usar, podendo ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Os treinadores usam o mesmo número que o lider. Geralmente o número é de 3 pokémons.

•Tempo de batalha, raramente ocorre. A grande maioria, é até alguém vencer.

Cada Ginásio tem um tipo certo de pokémon, mas pode ser pokémons de 2 tipos, como por exemplo, pokémons do tipo fogo, sendo que um deles é do tipo pedra também. Porém existem casos, que o treinador escolhe o tipo em que vai desafiar.

Treinadores, antes de desafiar os lideres de Ginásio, costumam treinar em clubes de batalhas, onde podem treinar, ou batalhar com outros treinadores.

Ginásio por ser um lugar procurado por treinadores, costumam fazer da cidade uma atração, lideres de Ginásio, também recebe dinheiro da liga pokémon, e em alguns casos, recebem presentes dos treinadores.

Cada ginásio tem um campo proprio, que na maioria das vezes, dar uma vantagem a certo tipo de pokémon. Os campos podem ser de terra, piscina, grama, e na mairia das vezes, o espaço aéreo esta incluso.

Liga Pokémon[editar | editar código-fonte]

A Liga Pokémon é o grupo oficial que organiza as competições para Treinadores Pokémon registrados. Ela supervisiona os campeonatos regionais.

Existem seis ligas regionais conhecidas sob a Liga Pokémon: a Liga Índigo em Kanto, a Liga Laranja no Arquipélago Laranja, a Conferencia de Prata em Johto, a Conferencia de Ever Grand em Hoenn, a Conferencia do Lírio do Vale em Sinnoh e a Conferencia de Vertress em Unova. É incerto se a competição nas Ilhas dos Redemoinhos é sancionada sob a Liga Pokémon.

Para poder participar em competições regionais, deve-se adquirir um determinado número de insígnias, significando o reconhecimento das habilidades de um treinador pelos Líderes de Ginásio da região.

No anime, a Liga é conhecida por suas muitas tradições, incluindo a celebração de abertura que evoca a chama de Moltres (ou, no caso da Conferência de Prata, a chama de Ho-Oh), aludindo à chama olímpica.

A Liga Pokémon, aparentemente, fabrica e distribui mercadorias Pokémon, como o boné oficial da Liga Pokémon de Ash Ketchum.

Conferência da Liga Pokémon[editar | editar código-fonte]

A Conferência da Liga Pokémon é um campeonato anual que está hospedado em várias regiões do anime.

A estrutura geral de cada conferência é semelhante: Os treinadores devem registrar-se para a Liga Pokémon da região antes de ganhar qualquer insígnia, aparentemente, o registro pode ser feito em qualquer Centro Pokémon ou com um Professor Pokémon, e, em seguida, o treinador deve ganhar pelo menos oito insígnias da região, a fim de se qualificar para a competição.

A competição em si tem abertura e encerramento, bem como uma tocha com a chama de um Moltres ou Ho-Oh, que queima durante todo o torneio, em referência aos Jogos Olímpicos. Cada competição do torneio é presidida por Charles Goodshow, o presidente da Liga Pokémon, um análogo ao presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Um dia após a tocha cerimonial ser acesa, em algumas das ligas regionais, começa as pré-eliminatórias, a fim de eliminar os treinadores que tenham obtido as oito insígnias necessárias, mas ainda não estão suficientemente qualificados para continuar, e aqueles que sobrevivem passam para as rodadas preliminares. Em outros campeonatos regionais, em vez disso, as rodadas preliminares começam imediatamente, e continuam por vários dias até que os dezesseis melhores treinadores sejam decididos. Neste ponto, há uma pequena pausa na competição para que os treinadores e seus Pokémon possam descansar, seguido do início das rodadas finais.

Nas rodadas finais, a maioria das batalhas, senão todas, são batalhas totais, com cada treinador competindo com seis Pokémon. Todas as batalhas são realizadas no estádio principal, e os treinadores avançam na competição derrotando seus oponentes. O treinador vencedor é premiado com um troféu pelo Sr. Goodshow, e no dia seguinte inicia-se a cerimônia de encerramento.

Só quem vence a Liga Pokémon pode desafiar oficialmente a Elite dos Quatro da região.

Elite dos Quatro[editar | editar código-fonte]

A Elite dos Quatro é um grupo formado por quatro Treinadores Pokémon que são considerados os melhores em sua região, abaixo apenas do Campeão da Liga Pokémon. Aqueles que desafiam a Elite dos Quatro devem ter ganhado todas as oito insígnias daquela região e vencido a Liga Pokémon, o desafio consiste em enfrentar os quatro membros e o atual Campeão consecutivamente sem perder para nenhum deles.

Um grupo reside no Planalto Índigo, em Kanto, e são considerados os melhores treinadores de Kanto e Johto, outro na cidade Sempre Grande, em Hoenn, mais dois residem em locais desconhecidos nas regiões de Sinnoh e Unova.

Campeão Pokémon[editar | editar código-fonte]

Campeão Pokémon ou Campeão da Liga Pokémon é o mais alto nível de classificação para um Treinador Pokémon. Ele normalmente se refere a um treinador que tenha completado uma Liga Pokémon, tendo recolhido todas as insígnias necessárias e vencido a Liga Pokémon regional. Há apenas um Campeão por região. Supõe-se que o Campeão deve defender seu título, uma vez que existem treinadores que querem tomar seu lugar, embora isso nunca seja mencionado explicitamente.

Nos jogos, Kanto e Johto compartilham um Campeão da Liga, enquanto as outras regiões têm seus próprios Campeões.

O caminho para tornar-se Campeão difere entre o anime e os jogos. No anime, em vez de lutar contra a Elite dos Quatro, existe um torneio realizado entre os treinadores, no entanto, Lucian mencionou que o vencedor da Liga Sinnoh tem a oportunidade de lutar contra a Elite dos Quatro e seu Campeão.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]