Liga Internacional de Pa Kua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Liga internacional de pa kua)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Liga Internacional de Pa Kua foi criada no ano de 1976 pelo Mestre I. Rogelio M. Giordano Magliacano com o intuito de transmitir para o ocidente este conhecimento milenar que era ensinado de forma oral e somente dentro das linhagens familiares da China.

O Mestre[editar | editar código-fonte]

O Mestre Giordano começou seus estudos de arte marcial desde muito novo, depois passando para o estudo de Medicinas tradicionais também. Em uma de suas viagens, para validação dos seus certificados, o Mestre conheceu na Coreia um exilado chinês que era mestre de Pa Kua, o Mestre I Chang Ming, esse mestre acabou passando o conhecimento ao mestre Giordano e nomeando-o seu único sucessor.

A Escola[editar | editar código-fonte]

A escola foi criada em 1976 com intuito de ensinar Pa Kua de uma maneira mais fácil para o [ocidente], assim cortou-se boa parte dos termos em [chinês] e se adotou o uso de faixas como graduação para conseguir colocar uma forma mais fácil para que outras pessoas, excetuando-se o mestre possam passar o conhecimento adiante. Cada faixa representa uma das oito mutações de Pa Kua, por isso são oito faixas coloridas e depois mais oito graus da faixa preta.

Ordem das Faixas:

  • Branca
  • Amarela
  • Laranja
  • Verde
  • Faixa Cinza = Instrutor Faixa Cinza
  • Faixa Azul = Instrutor Faixa Azul
  • Faixa Vermelha = Instrutor Faixa Vermelha
  • Faixa Preta 1º e 2º grau = Orientador em Formação Marcial (ou outra mestria)
  • Faixa Preta 3º e 4º grau = Mestre em Formação Marcial (ou outra mestria)
  • Faixa Preta 5º e 6º grau = Mestre de Artes e Ciências Orientais Pa-Kua – Formação Marcial (ou outra mestria)
  • Faixa Preta 7º grau = Mestre Superior de Artes e Ciências Orientais Pa-Kua – Formação Marcial (ou outra mestria)
  • Faixa Preta 8º grau = Mestre Titular Superior de Artes e Ciências Orientais Pa-Kua – Formação Marcial (ou outra mestria)

O Ensino[editar | editar código-fonte]

O ensino na Liga Internacional se caracteriza pela divisão do conhecimento em disciplinas.
Por que fazer isso?
O conhecimento Pa Kua é muito amplo e, assim, o Mestre resolveu dividi-lo para que cada aluno escolha o que lhe agrada mais. As disciplinas são como formas diferentes de se estudar o mesmo conhecimento, cada disciplina corresponde a uma mutação ou Kua.
As disciplinas são:

A Itinerância[editar | editar código-fonte]

A itinerância é um momento especial dentro do ano Pakuano. Acontece a cada 3 meses quando a cidade local recebe um Mestre estrangeiro para vir e reconhecer o trabalho realizado. O objetivo da itinerância é de recarregar energeticamente os alunos e mestres da cidade. Enquanto o Mestre itinerante está aqui, ele tem três objetivos para cumprir: (1) avaliar os alunos e fiscalizar todas as aulas gerais; (2) ministrar cursos; e (3) formar novos instrutores e mestres que podem começar a ministrar aulas de Pa-Kua.

Lista de Cursos[editar | editar código-fonte]

Cursos Apresentados na Escola

Os cursos dentro da escola funcionam como uma disciplina extra-curricular, sendo que cada curso possui um numero de módulos que pode variar de um único modulo a 12 módulos.

Esses cursos são ensinados durante a itinerância ou por um Mestre acima de terceiro grau.

Cursos de Armas[editar | editar código-fonte]

Bastão Curto 
Bastante útil para combates mais próximos, utilizando dois bastões com o tamanho aproximado do ante braço, aprende-se técnicas de ataque e defesa. A facilidade maior é que em uma situação de perigo, pode-se encontrar esta arma em qualquer lugar (pedaços de madeira, ferro etc.)
Bastão Longo 
Arma utilizada antigamente pelos monges como cajado. Muito eficientes para combates em longa distância e com mais de um oponente. Aprende-se técnicas de defesa e ataque, golpes, bloqueios e evoluções para uma melhor manutenção da arma.
Tonfa 
Arma utilizada pelos polícias no Brasil, possui movimentos rápidos e fortes, também possibilita a utilização de alavancas, torções e imobilizações.
Nunchaku 
A arma consiste em dois bastões curtos, conectados por uma corda ou corrente. Era uma ferramenta antiga usada por fazendeiros para separar o arroz. É uma arma muito rápida, possui um trabalho muito dinâmico, possibilitando um maior número de técnicas e golpes.
Forma da Jian 
Curso em que o aluno aprende a forma da espada chinesa chamada Jian, também conhecida como espada de Tai Chi, por causa dos seus movimentos leves e suaves. Neste curso o aluno irá aprender toda sua forma, que consiste em uma serie pré-programada de cortes, bloqueios e movimentos específicos.
Aplicação da Jian 
É o curso em que o aluno aprende a utilizar a arma apresentada acima. Para fazer este curso, o aluno não precisa necessariamente do curso descrito acima, e vice-versa.
Grande Espada de Pa Kua 
Também conhecida como Pa Kua Dao. A espada de Pa Kua é uma espada com 1,30 metros. Possui uma movimentação bastante circular e ampla, possibilitando o combate contra múltiplos oponentes.
Sai 
Espécie de tridente utilizado pelos camponeses para combater as espadas utilizadas pelos soldados imperiais.
Faca 
Técnicas de ataque e defesa, movimentos para melhor manuseio da faca e combate.

Cursos Marciais[editar | editar código-fonte]

Luta Livre 
Curso com o objetivo de ensinar técnicas de ataque para o aluno, movimentação dentro de um combate, postura, treino voltado para aqueles que buscam o lado do combate da Arte Marcial.
Corpo a Corpo 
Curso com técnicas de combate com objetivo de levar ao chão e de técnicas no chão, com imobilizações e como sair delas.
Combate Circular 
Estilo de luta introspetiva com movimentação circular, tem como objetivo a utilização da força do oponente contra ele mesmo.

Cursos Terapêuticos[editar | editar código-fonte]

Vias de energia 
Curso essencial para quem busca um estudo básico sobre a medicina tradicional chinesa. Neste curso estudamos as vias energéticas do corpo e as formas de utilizarmos elas para a cura. As vias energéticas são como terminações nervosas que passam pelo nosso corpo, em que cada terminação representa um órgão ou um sistema do nosso corpo.

Dentre as várias matérias estudas neste curso estão:

  • Estudo básico das teorias relacionadas a Medicina Tradicional Chinesa (Yin Yang, Cinco elementos, céu homem e terra).
  • Massagem terapêutica nas costas;
  • Acupuntura na orelha (auriculopuntura) e nas mãos;
  • Acupuntura no corpo inteiro;
  • O básico de Quiropraxia.
Chien Chi Kua 
Também conhecido como o reiki Chinês, o CCK consiste em técnicas de imposição de mãos e meditações visando a auto energização e de outras pessoas.
Tiang Ling (Feng Shui
Consiste na harmonização de ambientes, como organizar os móveis e que tipos de acessórios devemos ter em casa ou no local que queremos harmonizar. A organização do ambientes é baseada no símbolo Pa Kua. Através desta organização a energia flui melhor e conseguimos uma maior harmonia em nossa vida.
Movimentos Estacionais 
Movimentos feitos para entrar em harmonia com as estações do ano, esses movimentos servem para sincronizar a respiração com os movimentos melhorando nossa capacidade respiratória e prevenindo doenças cardiorrespiratórias, alem de promover um melhoramento da circulação energética do corpo também proporciona um fortalecimento físico

O curso também compreende um conhecimento teórico sobre os 5 elementos e yin e yang.

Massoterapia 
Curso feito para aquele que tem como objetivo aprender a massagem do básico ao avançado, principalmente aqueles que querem atender, aprendendo massagens pelo corpo inteiro.
Perfil Pessoal 
Neste curso o aluno aprenderá a traçar um perfil das pessoas, através de uma série de perguntas e de um trabalho de leitura corporal baseado nos conceitos orientais.Muito importante para aqueles que querem conhecer melhor o próximo e a si mesmo.

Refêrencias[editar | editar código-fonte]

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.