Ligas Negras de beisebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As Ligas Negras foram ligas profissionais americanas de beisebol reservadas aos afro-americanos, no fim do século XIX até 1948. A liga de beisebol terminou em 1947 com a chegada de Jackie Robinson ao Brooklyn Dodgers. As ligas mais prestigiosas tinham o nome de Negro Major League.

História - era amadora[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo de beisebol entre duas equipas de negros foi no dia 28 de Setembro de 1860 na Elysian Fields em Hoboken, Nova Jersey. Os Weeksville of New York ganharam aos Colored Union Club por 11-0. Em 1862, um repórter que procurava ver um jogo entre duas equipas de brancos acabou por ficar a ver um jogo entre duas equipas de negros e passou isto para papel.

Imediatamente depois do fim da Guerra Civil Americana de 1865 e durante o período de reconstrução que se seguiu, formaram-se equipas de beisebol negras no Oriente e nos estados do Meio-Atlântico. Incluindo principalmente ex-soldados e alguns oficiais famosos negros, exemplos dessas equipas são a Jamaica Monitor Club, a Albany Bachelors, a Philadelphia Excelsiors e a Chicago Uniques.

No final dos anos de 1860, a melhor equipa negra era a Philadelphia. Dois jogadores de cricket, James H. Francis e Francis Wood, formaram a Pythians que tinham campo em Camden, Nova Jersey, na Federal Street Ferry, porque era difícil conseguir licenças para os jogos de beisebol para negros na cidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre beisebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.