Ligas de carnaval de Nova Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As Ligas de carnaval de Nova Iguaçu e a responsável peloa organização do Carnaval de Nova Iguaçu, sendo a primeira a ABESNI, tradicional entidade, que comandou por quarenta anos os desfiles, e que saiu devido a problemas administivos, o que gerou a criação dede duas ligas: LIESNI e LEBESNI. mas em 2014, com uma liga única, a LUBESNI. volta a ter uma única liga de carnaval em Nova Iguaçu, mesmo com o retorno da ABESNI, que seria uma liga inviável.

ABESNI[editar | editar código-fonte]

Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu
Fundação 1971
Sede Rua da Liberdade, 58, Califórnia

A Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (ABESNI) e uma entidade representativa do Carnaval de Nova Iguaçu. sendo sediado no bairro Califórnia, no mesmo município. fundada nos anos 70, essa congregou entidades carnavalescas da cidade e organizava o carnaval do município. ao todo, 16 escolas de samba são filiadas a ela, sendo que 14 participam do desfile oficial promovido por ela, enquanto outras duas (Leão de Nova Iguaçu e Imperial) são também filiadas à AESCRJ, disputando o Carnaval do Rio de Janeiro[1] .

Após o carnaval 2008 a ABESNI perde seu presidente (Wilson Santos). depois dessa perda, foi convocada um a plenária, onde foi escolhida uma comissão formada por alguns presidentes e representantes das escolas pra auxiliar o então vice-presidente Joacir de Oliveira (Joá). no mês seguinte essa comissão renúnciou ao cargo de comando da entidade, e foi eleita uma nova diretoria. a partir de uma eleição com duas chapas. que culminou com a vitória de Romildo Vieira da Silva (presidente da Imperial). que com administração mão de ferro impondo com a força e intimidação desagradou a todos e nove meses depois, foi derrotada por Zequinha 22.

No carnaval de 2011 uma grande revolução no carnaval, pois Zequinha 22 e Miroval Santos, viraram a mesa para beneficiar a escola apadrinhada pelo Sr. Miroval, com uma administração obscura, que levou mais uma vez a virada de mesa com o realiamento, imposto por Zequinha 22 e Miroval Santos; O pior estava para vir, desde a presidência de Wilson Santos, Srs Joá (mandato tampão), Romildo e Zequinha 22. não prestarão conta dos valores recebidos do poder público e com as agremiações, sempre como contador Miroval Santos levaram a ABESNI, a ser inindônia, com isso impédida de receber verba para organizar o carnaval, e alem de descontar das escolas de samba o valor referente a carta de crédito e não pagar os crederos das cartas o grupo que dirige a instituição deixa dividas que segundo eles é de R$ 149,000,00. Zequinha 22 renuciou o cargo e juntamente com ele a entidade foi extinta.

Após dois anos ausentes da organização do Carnaval Iguaçuano, a ABESNI retornaria para 2014, com um pleito onde foi escolhido novamente Zequinha 22. já tendo eventos, como a feijoada intinerante. que percorre todas as entidades filiadas definidas por sorteio. mas nesse ano, devido a problemas que impossibilitaram a entrada da entidade como organizadora dos desfiles de 2014

LIESNI-LEBESNI[editar | editar código-fonte]

LIESNI
LEBESNI
Fundação 9 de setembro de 2011
Extinção 3 de dezembro de 2012
Sede Centro

A Liga Independente das Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LIESNI) e a Liga Especial de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LEBESNI) foram criadas devido a problemas nas administrações da ABESNi. sendo que na LIESNI foi administrada por Romildo Vieira (ex-presidente da ABESNI), tendo como seu homem forte e contador, Miroval Santos[2] , já na LEBESNI foi formada por opositores da antiga direção da ABESNI, sendo que além de algumas escolas de samba, administrou os blocos da cidade. em 2013, passou a ser a liga que administraria o carnaval da cidade. fazendo inclusive o concurso da corte carnavalesca, ordem de desfiles, entre outros. mas entretanto o poder público do município fez o carnaval deste ano, que passou-se a ser hour-concurs.

LUBESNI[editar | editar código-fonte]

LUBESNI
Fundação 3 de julho de 2013 (9 meses)
Sede Rua da Liberdade, 58, Califórnia

A Liga da União de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu, mais conhecida pelo acrônimo LUBESNI e a liga que administra agora o Carnaval Iguaçuano, sendo formada pela união de todas as entidades carnavalescas do município, após descobrirem que a ABESNI ficava enviável de ser novamente a entidade carnavalesca da cidade. sendo justamente, na sede da própia ABESNI, a reunião que determinou a criação dessa liga única, no dia 3 de Setembro de 2013.

Diretoria atual
Nome Função
Brasil Mário Diniz Presidente
Brasil Vítor do Império Vice-Presidente
Brasil Francisco Mariano Tesoureiro
Brasil Alexandre Santiago 1º Secretário
Brasil Jorginho do Nova Brasília 2º Secretário
Brasil Reginaldo Alves de Alburquerque Diretor Financeiro
Brasil Portuga Diretor Fiscal
Brasil Renato Pessoa Diretor Jurídico


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Overmundo (4/7/2007). Olha a Abesni aí, gente!. Página visitada em 15/01/2012.
  2. LIESNI empossa diretoria em solenidade no MAB