Ligia Amadio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ligia Amadio é uma maestrina brasileira, atual regente-titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), com sede na Universidade de São Paulo e da Orquesta Filarmónica de Mendoza, na Argentina.

Ligia Amadio é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances. Sua atuação estende-se por: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Holanda, Hungria, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia e Venezuela.

Premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), em 2001 recebeu o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Ligia Amadio ocupou o cargo de regente titular e diretora artística na Orquestra Sinfônica Nacional (entre 1996 e 2008), na Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina (entre 2000 e 2003), atuou também como produtora e apresentadora do programa "Música e Literatura", da Rádio MEC do Rio de Janeiroe na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (em 2009). Em agosto de 2009 assume a regência da Orquestra Sinfônica da USP, a pedido de seus músicos e a convite do Pró-reitor de Cultura e Extensão, Prof. Dr. Ruy Altafim. Em 2010, também a pedido de seus integrantes, é convidada a assumir a direção artística da Orquestra Filarmônica de Mendoza.

Sua discografia reúne 11 CDs e 5 DVDs. Entre eles, destaca-se a realização da coleção Música Brasileira no Tempo, realizada sob os auspícios do Ministério da Educação.

Nos mais importantes cursos internacionais de especialização em regência orquestral que frequentou, teve como professores: Ferdinand Leitner, Julius Kalmar, George Tintner, Alexander Politshuk, Kurt Masur e Sir Edward Downes. No Brasil, seus principais mentores foram os maestros Henrique Gregori, Eleazar de Carvalho, H.J.Koellreutter, Almeida Prado e Lutero Rodrigues.

Ligia Amadio iniciou os estudos musicais com a Profa. Maria Cristina da Ponta Fiore, aos 5 anos de idade. Cursou o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na classe da pianista Sandra Abrão, e realizou o Bacharelado em Música – com habilitação em regência – e o Mestrado em Artes na UNICAMP, após haver concluído o curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


1
Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página