Ligue Nationale d'Improvisation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ligue Nationale d'Improvisation (LNI), (em português Liga Nacional de Improvisação) é uma companhia de teatro de improvisação e de humor criada em 1977 em Quebec, Canadá.[1] A maioria dos participantes são atores, comediantes e humoristas. Este modelo de Liga de Improvisação se consolidou pela França, Bélgica, Suíça e Itália. As ligas de improviso desses países disputam entre si no campeonato mundial de improviso, o Mundial d'Impro. Além das ligas oficiais o formato também influenciou direta e indiretamente diversos grupos de improviso pelo mundo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O formato vem evoluindo desde a década de 1970, mas o humor, a improvisação e as características similares ao hóquei sempre estiveram presente. Uniformes, árbitro, auxiliares, uma arena com o público em volta e regras semelhantes ao esporte dão a impressão de um verdadeiro jogo de hóquei. Um grupo de improvisadores são divididos em dois times adversários. Inicialmente era um grupo de seis jogadores (três homens e três mulheres), mas desde 2012 o número foi reduzido para quatro participantes. Embora a decisão tenha tirado jogadores, ela veio com o intuito de que os participantes pudessem ter mais tempo de improvisação.

Um árbitro é responsável pela organização do jogo. Ele tira aleatoriamente um tema onde os participantes improvisarão em cima deste tema. Então, as duplas tem vinte segundos para se reunir e decidir como irão improvisar. A plateia recebe na bilheteria placas com as cores dos respectivos times, ao final de cada duelo de improvisação a plateia levanta a cor do time que teve melhor performance na sua opinião. Pontua o time que receber mais votos. Vence o jogo o time que tiver marcado mais pontos.

Durante a partida o arbitro pode punir jogadores que faltem com as regras preestabelecidas do jogo. Se a equipe reivindicar a falta, ele tem por obrigação explicitar os motivos da punição. Além disso o público pode vaiar a decisão do árbitro como demostração de discordância da aplicação das regras. Os temas podem variar em duração, indo de segundos a vários mitos. Esses tempos são escolhidos para manter a tenção do jogo e não deixar que a plateia se entedie.[1]

História[editar | editar código-fonte]

  • 1977, a liga é criada por Robert Gravel e Yvon Leduc em Montreal
  • 1979, Rouges et Bleus (Vermelho e Azul), um documentário sobre o primeiro match d’impro da LNI vai ao ar na Rádio-Québec. Este documentário é dirigido por Yvon Leduc e Jean-Pierre St-Louis e produzido pela Coop Vidéo de Montreal eo LNI.
  • 1980, a liga ganha maior relevância. Começa então a influenciar a criação de vários grupos de improvisação no país, alguns existem até hoje.
  • 1980, a LNI viaja para enfrentar as melhores equipes de improvisação da França. Isso leva à formação da Ligue d'improvisação française (Liga de Improvisação Francesa). Eles também realizam jogos na Bélgica e na Suíça, formando também ligas de improvisação nesses países.
  • 20 de dezembro de 1982, a final da sexta temporada, Amarelo você Preto, é transmitida pela Rádio Quebec, o que lhes dá uma grande divulgação. Desde então os jogos foram transmitidos pelo rádio, até 1988.
  • 1985, acontece a primeira Copa do Mundo de Improvisação, que reuniu equipes do Canadá, França, Bélgica e Suíça, em Montreal, Quebec.
  • De 2000 a 2006, o Just For Laughs Festival transmite uma adaptação do LNI durante as várias edições dos campeonatos Nacional e Mundial Improvisação.
  • De 2007 a 2012 O festival Grand Rire, em colaboração com a LNI, promove um jogo anual envolvendo craques do LNI. Este evento foi filmado durante um show e foi ao ar pela TV5.

Em outubro de 2007, o Torneio das Estrelas acontece de 12 à 20 outubro. Várias estrelas de diferentes gerações se enfrentaram durante o jogo contra de 1 conta 1. O vencedor foi o Vincent Bolduc contra Simon Boudreault. Bolduc venceu o jogo de 9 a 8. Em junho de 2012, um All-Star Game foi celebrado para comemorar o 35º aniversário da 'LNI e foi realizado no Estádio Olímpico de Montreal.[2][3]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Stéphane Baillargeon. «Ligue nationale d'improvisation» (em inglês). www.encyclopediecanadienne.ca/. Consultado em 21 de novembro de 2013 
  2. André Duchesne. «La LNI célébrera ses 35 ans au Stade olympique» (em francês). www.lapresse.ca//. Consultado em 22 de novembro de 2013 
  3. «LA LNI AU PETIT ÉCRAN» (em francês). voir.ca. Consultado em 22 de novembro de 2013. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013