Like a Virgin (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Like a Virgin"
Like a Virgin (canção)
Single de Madonna
do álbum Like a Virgin
Lançamento 6 de Novembro de 1984
Formato(s) CD Single
12" Single
Gravação 1984
Gênero(s) Pop
Duração 3:38 (Versão do álbum)
Gravadora(s) Sire Records
Produção Nile Rodgers
Cronologia de singles de Madonna
"Lucky Star"
(1984)
"Material Girl"
(1985)

"Like a Virgin" é uma canção gravada por Madonna, lançada como o primeiro single do álbum homônimo em 6 de novembro de 1984 pela Sire Records. Desde seu lançamento, virou a canção assinatura da cantora, tendo sido considerada a quarta melhor canção de música pop de todos os tempos pela revista Rolling Stone em 2000. A canção foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly e produzido por Nile Rodgers, Steinberg disse que a canção foi inspirada por suas experiências pessoais de romance. Ele foi escolhido por Madonna por Michael Ostin da Warner Bros. Records, após ouvir uma demo cantada por Kelly. No entanto, Rodgers inicialmente sentiu que a canção não tem um gancho bom o suficiente e não era adequado para Madonna, mas depois mudou de opinião depois que o anzol estava preso em sua mente.

Musicalmente, "Like a Virgin" é uma música dançante, composto por dois ganchos. A voz de Madonna, é ouvida num registo elevado, enquanto um arranjo contínuo dos tambores são ouvidos ao longo da linha de baixo. A letra da canção é ambígua e consiste de insinuações escondidas. Em termos sexuais, as letras podem ser interpretadas de formas diferentes para pessoas diferentes. "Like a Virgin" recebeu críticas positivas dos contemporâneos, bem como os críticos de idade, que frequentemente chamado como uma das canções de definição para Madonna. Tornou-se seu primeiro número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá e Japão e os dez mais dos outros países.

O vídeo da música retratou Madonna navegando a Ozark de Veneza, uma gôndola, bem como roaming em torno de um palácio com um vestido de casamento branco. Com o vídeo, os estudiosos observou retrato de Madonna de uma mulher sexualmente independente, o simbolismo da aparência de um homem com máscara de leão ao de Saint Mark, e comparou o erotismo do vídeo para a vitalidade da cidade de Veneza. Madonna cantou a música em cinco de suas turnês de concertos, mais recente é a Confessions Tour em 2006. Maioria das vezes, suas performances de "Like a Virgin" foi associada com a reação forte e alvoroço da mídia.

"Like a Virgin" foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes como Reservoir Dogs, Moulin Rouge! e Bridget Jones: No Limite da Razão. A canção é conhecida pelo seu efeito profundo sobre a sociedade. Os grupos familiares tentaram proibi-lo, já que acreditavam que a música promovido sexo sem casamento. Por outro lado, persona pública de Madonna de uma vontade indomável, sexualmente desinibida, mulher extremamente confiante foi amplamente aceito pela geração mais jovem que emulado seu estilo e moda. Os estudiosos têm creditado "Like a Virgin", como a canção que cimentou seu lugar no cenário da música pop.

Informação

"Like a Virgin" foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly em 1983, tendo sido originalmente gravada por Kelly numa fita demo. A canção não foi escrita especificamente para Madonna, apesar de ter se tornado uma das canções mais conhecidas da artista. Durante cerca de um ano, os compositores procuraram artistas que desejassem interpretá-la, mas estes recusavam-se devido a seu texto ambíguo.

O baixo da canção é similar ao de "Billie Jean" de Michael Jackson e "I Can't Help Myself" dos Four Tops. Madonna, reconhecendo as similaridades entre as três canções, incorporou elementos de "Billie Jean" em sua performance da canção durante a turnê The Virgin Tour e de "I Can't Help Myself" durante a turnê Who's That Girl World Tour. O letra da canção é similar a de "Feels Like the First Time", primeiro single da banda Foreigner.

Uma versão remixada da canção aparece nas compilações The Immaculate Collection de 1990 e Celebration de 2009.

Sucesso

A canção ficou no topo da Billboard Hot 100 por 6 semanas consecutivas, duas em 1984 e quatro em 1985, se tornando o primeiro single da cantora a atingir a primeira posição na parada estadunidense. Também atingiu a primeira posição na Hot Dance Club Play e foi o primeiro sucesso de Madonna na parada negra. Em janeiro de 1985, apenas dois meses após seu lançamento, "Like a Virgin" já havia recebido um disco de ouro da RIAA por mais de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos.

Internacionalmente, a canção foi o primeiro grande sucesso da cantora, atingindo a primeira posição nas paradas de vários países, como Austrália, Canadá e Japão. No European Hot 100 atingiu a segunda posição e no Irish Singles Chart, Media Control Charts e Dutch Top 40, a quarta. No Reino Unido, atingiu a terceira posição na UK Singles Chart, tendo vendido, ao total, 760 mil cópias, sendo até hoje o segundo single mais vendido de Madonna naquele país.

Desempenho nas paradas musicais

"Like a Virgin" tornou Madonna a primeira de 12 hits número um na Billboard Hot 100, onde estreou no número quarenta e oito sobre o assunto datado de 17 de novembro de 1984[1] Após cinco semanas, chegou ao topo das paradas e lá permaneceu por seis semanas[2] A canção foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), em 10 janeiro de 1985, para o transporte de um milhão de cópias em todo os Estados Unidos ea exigência de um único ouro antes de 1989[3] A canção também chegou a número um na parada / o Hot Dance Club Play, e foi sua entrada dez primeiros pela primeira vez no Hot R & B / Hip-Hop Songs na posição nove.É colocado menos dois na carta final do ano de 1985, Madonna se tornar o artista de PNF superior para o ano,No Canadá, a canção estreou na Singles Chart em RPM e setenta e um sobre a questão RPM datado de 24 novembro de 1984,e atingiu o topo das paradas em 19 de janeiro de 1985,Esteve presente no gráfico para um total de 23 semanas,e classificou 35 na parada de fim de ano para 1985 RPM.A canção estreou no UK Singles Chart em 17 de novembro, 1984, no número 51, e chegou ao número três em 12 janeiro de 1985, ele gastou um total de 18 semanas na tabela[4] e foi certificado ouro pela British Phonographic Industry (BPI) para embarque de 400.000 cópias em todo Reino Unido.Segundo a Official Charts Company, a música vendeu 780 mil cópias lá,Na Europa, a canção alcançou dentro do top-ten das paradas da Áustria , Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega e Suíça,"Like a Virgin" tornou-se primeiro de Madonna número de uma canção sobre o australiano Kent Music Report gráfico,e no Internacional Japonesa Singles Chart. chegou a número dois na Nova Zelândia Singles Chart, quinze nas paradas suecas e chegou a Eurochart Hot 100 Singles]].[5][6]

Videoclipe

O videoclipe de "Like a Virgin" foi dirigido por Mary Lambert e gravado em Veneza e em Nova Iorque. No início deste, a personagem de Madonna é transportada de Nova Iorque a Veneza através de um sonho. Neste sonho, busca seu pretendente, que assume a forma de um leão, pela cidade. Também são mostradas imagens dela cantando em cima de uma gôndola. O videoclipe estreou em 13 de novembro de 1984 na MTV. Apareceu na posição de número 61 na lista da VH1 dos cem melhores videoclipes de todos os tempos.

Apresentações ao vivo

A primeira performance ao vivo de "Like a Virgin" ocorreu em setembro de 1984 na primeira cerimônia dos prêmios MTV Video Music Awards. Nesta performance, Madonna surgiu em cima de um bolo de casamento, vestida de noiva.

Após essa performance, Madonna apresentou a música nos programas de TV "Solid Gold" e "Top Of The Pops", no final de 1984. Curiosamente, a cantora utilizou em ambas as apresentações uma peruca cor-de-rosa.

Em fevereiro de 1985, Madonna seguiu para o Japão, onde apresentou a música "Like A Virgin" em cinco programas de TV locais, além de ser entrevistada. Nessas apresentações, Madonna somente dublou a música.

"Like a Virgin" foi apresentada por Madonna em suas turnês The Virgin Tour (1985), Who's That Girl (1987), Blond Ambition Tour (1990), The Girlie Show (1993) e, depois de treze anos sem interpretar a canção, Madonna decidiu incluí-la na turnê Confessions Tour (2006), numa versão remixada por Stuart Price. A canção foi interpretada na primeira parte do espectáculo (segmento "Equestre").

A performance de "Like a Virgin" na turnê Blond Ambition de 1990 fez com que Madonna quase fosse presa pela polícia de Toronto, no Canadá. Durante o número, Madonna interpretava a canção em cima de uma cama de veludo vermelho, simulando uma masturbação. O episódio pode ser conferido no documentário Truth or Dare, de 1991, que mostra os bastidores da turnê.

Apresentaçoes nas turnês

The Virgin Tour(Versao Original) Who's That Girl World Tour(Medley Version) Blond Ambition Tour(Egpsy Version) The Girlie Show(Slow Version) Confessions Tour(Balade/Equest Version) Sticky & Sweet Tour(Aucustic Version)(Escolhidos por fãs) The MDNA Tour(Piano Version)

Recepção da critica

A musica sempre foi elogiada como umas das mais importantes da historia do pop,sempre foi alvo de criticas e de elogios, tanto que alguns dizem que a musica deu origem a imagem de Madonna vadia. Em 2000, "Like a Virgin", foi homenageado pela revista Rolling Stone e MTV, como a quarta canção na sua lista dos "100 Greatest Pop Songs", Foi votada dez vezes no VH1's 100 melhores músicas dos últimos 25 anos. A música foi listada em noventa e cinco na Billboard Hot 100 All-Time Top Songs. Em 2003, os fãs de Madonna foram convidados a votar no seu "Top 20 singles de Madonna de todos os tempos", por revista Q. "Like a Virgin" foi atribuído o quinto lugar na lista[7]

Legado

Depois da música e seu vídeo foi lançado, "Like a Virgin" atraiu a atenção de organizações familiares que reclamaram que o vídeo ea música, promovia o sexo sem casamento e comprometia os valores da família, oferecendo uma imagem desagradável de Madonna como uma prostituta.[8] .[9] os moralistas Indignados condenou o sexo como um gatilho e procuraram proibir a música eo vídeo. os conservadores estavam irritados com o fato de Madonna ousou retratar o simbolismo religioso e os trajes de casamento virginal em um contexto sexual. Clerk observou a música atraiu um nível sem precedentes de atenção de grupos sociais em relação à música qualquer cantor feminina. "O principal problema foi que a maioria delas ouviram superficialmente a letra da música, imaginando que ele detalhado ou chamado em um inocente iniciação sexual." Enquanto uma parte da população estava indignada com o escândalo, outros estavam levando alegria a própria noção de uma Madona virginal, que retrucou dizendo:

Fiquei surpreso pela forma como as pessoas reagiram com "Like a Virgin", porque quando eu fiz essa canção, para mim, eu estava cantando sobre como algo me fez sentir uma certa maneira - marca-novo e fresco - e todos interpretaram como eu não quero ser mais virgem. Foda-se meu cérebro! Não é isso que eu cantei em tudo. "Like a Virgin" foi sempre absolutamente ambígua[10][11]

Versões covers

Em 1985, Os Senhores da Igreja Nova gravou "Like a Virgin" para o seu álbum de compilação Killer Lords. Gary Hill do Allmusic chamado a composição como "muito engraçado e irritante".No mesmo ano, "Weird Al" Yankovic parodiou a música com seu single "Like a Surgeon", do álbum Dare to Be Stupid. Eugene Chadbourne de Allmusic comentou: ". Virando a Madonna pegajoso hit do avesso e de cabeça para baixo, Yankovic vem com uma sátira hilariante da profissão médica", No Brasil, "Like A Virgin", foi regravada em português. Em 1991, a banda de Glasgow Teenage Fanclub coberto "Like a Virgin" em seu segundo álbum , A canção também aparece na trilha sonora do filme de 2001 Moulin Rouge! e é cantada pelos personagens Harold Zidler, interpretado por Jim Broadbent, eo Duque de Monroth, interpretado por Richard Roxburgh Em 2004, A Carne Purveyors cover da música em um medley bluegrass, emparelhamento com Madonna "Lucky Star" e "Burning Up": Na cena de abertura de 1992, no filme Reservoir Dogs, de Quentin Tarantino (como Mr. Brown) foi mostrado falando sobre a música, e tem uma visão de que "Like a Virgin" é uma "metáfora de paus grande". Quando Madonna conheceu Quentin Tarantino em uma festa, após o filme foi lançado, ela lhe deu um exemplar autografado do seu álbum Erotica, assinando "Quentin: é sobre o amor, não pinto",Em 2004 o filme Bridget Jones:. The Edge da razão, o personagem-título ensina a canção para as mulheres em uma prisão tailandesa, depois de se tornar aborrecida que eles estão cantando a música mal. Ela diz a eles ", Madonna não é nada senão um perfeccionista!" Em um dos episódios da série de TV Grey's Anatomy, a personagem de Cristina Yang cantarolar a canção durante a cirurgia para tirar o foco de si mesma. No entanto, quando a cirurgia de assistência, Lexie Grey começa a cantar junto, Christina parece venenosamente na até que ela se acalma,A canção foi regravada no episódio de Glee 2010 "The Power of Madonna" pelo elenco, incluindo Jonathan Groff, Jayma Mays, Lea Michele, Cory Monteith, Matthew Morrison, e Naya Rivera, durante uma sequência de sonho por seus personagens, No mesmo ano, Elton John tocou uma versão cover de "Like a Virgin" ao Rainforest Fund Benefit Concert.

Paradas

Referências

  1. «The Billboard Hot 100: Week Ending November 17, 1984». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. 17 de novembro de 1984. Consultado em 8 de janeiro de 2010 
  2. «The Billboard Hot 100: Week Ending December 22, 1984». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. 22 de dezembro de 1984. Consultado em 8 de janeiro de 2010 
  3. «Madonna – Like a Virgin – Single certification». Recording Industry Association of America. 10 de janeiro de 1985. Consultado em 11 de janeiro de 2010 
  4. «Chart Stats – Madonna – Like a Virgin». The Official Charts Company. Chartstats.com. 12 de janeiro de 1985 
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome hung
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome eurochart
  7. Reporter, Staff (9 de dezembro de 2003). «Top 20 Madonna Singles of All-time». San Francisco: Bauer Media Group. Q magazine. 19 (23). ISSN 0955-4955 
  8. Cross 2007, p. 31
  9. Voller 1999, p. 18
  10. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome clerk
  11. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome rook1