Lili Marleen (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lili Marleen
Lili Marleen (PT)
Lili Marlene (BR)
 Alemanha
1981 • cor • 120 min 
Direção Rainer Werner Fassbinder
Produção Luggi Waldleitner
Enzo Peri
Horst Wendlandt
Roteiro Rainer Werner Fassbinder
Manfred Purzer
Joshua Sinclair
Elenco Hanna Schygulla
Giancarlo Giannini
Mel Ferrer
Gênero drama
Idioma alemão
Música Peer Raben
Lançamento Alemanha:
14 de janeiro de 1981
Orçamento U$ 5.000.000,00
Página no IMDb (em inglês)

Lili Marleen (br: Lili Marlene; pt: Lili Marleen) é um filme alemão de 1981 do gênero "Drama de Guerra" dirigido e co-roteirizado por Rainer Werner Fassbinder e estrelado por Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini e Mel Ferrer. É baseado na canção Lili Marleen, cantada por Lale Andersen, e no romance dela com Rolf Liebermann. No filme eles se chamam Willie e Robert Mendelsson.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Às vesperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a cantora de cabaret Willie (Hanna Schygulla) e o pianista boêmio Robert (Giancarlo Giannini) se apaixonam em Zurique, na Suíça. Robert é judeu e a familía dele não quer o relacionamento pois Willie é alemã. Ao voltar de uma viagem da Alemanha com Robert, Willie é impedida de cruzar a fronteira e retornar à Suíça. Ela foi expulsa do país por dívidas, em uma ação furtiva do pai de Robert, o poderoso David Mendelson (Mel Ferrer). Sem alternativa, Willie é obrigada a ficar em seu país natal e acaba por se envolver com Henkel (Karl-Heinz von Hassel), um poderoso comandante nazista. Enquanto a II Guerra Mundial se desenrola, Henkel a ajuda a gravar um disco e uma das canções, Lili Marleen, toca na Rádio de Belgrado e se torna extremamente popular entre as tropas alemãs que estão na frente de batalha. Lili fica famosa e recebe os privilégios do regime, inclusive conhecendo pessoalmente Adolph Hitler. Robert não se conforma que Willie tenha se tornado um símbolo do regime nazista e volta à Alemanha para falar com ela, usando documentos falsos. Ele é feito prisioneiro e Lili passa a ser suspeita de espionagem.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Alemanha Bambi Awards

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]